Papa se recupera bem, mas não comandará bênção deste domingo

Operado recentemente, Francisco ficará internado ao menos durante a próxima semana toda

Por Agências
Publicado em 10 de junho de 2023 | 18:22
 
 
 
normal

O papa Francisco tem se recuperado bem após uma cirurgia intestinal de emrgência, mas os médicos o aconselharam a não rezar a bênção de domingo da varanda de um hospital, para evitar tensão no abdômen.

O cirurgião-chefe Sergio Alfieri também disse que o papa, de 86 anos, concordou com os médicos em ficar lá pelo menos durante toda a próxima semana. Francisco passou por uma operação de três horas para reparar uma hérnia abdominal na quarta-feira.

Viagens

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que o papa faria a tradicional oração do Ângelus do meio-dia de domingo em sua suíte no hospital e que os fiéis poderiam fazê-la ao mesmo tempo.

Depois da cirurgia, os médicos disseram ainda que o papa não deverá ter limitações para viagens e outras atividades após a recuperação. Ele tem viagens marcadas a Portugal de 2 a 6 de agosto e para visitar o Santuário de Fátima, e à Mongólia de 31 de agosto a 4 de setembro, um dos lugares mais remotos que ele já visitou.

Bruni reiterou que todas as audiências foram canceladas até 18 de junho, mas depois disso a programação do papa se mantém, por enquanto.

Tradicionalmente, o papa tira todo o mês de julho de folga, sendo a bênção dominical sua única aparição pública, então ele terá todo o mês para descansar antes da viagem a Portugal. (Agência Brasil)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!