Adesão

Presidente da Turquia provoca Suécia e sugere aprovação só da Finlândia na Otan

Governo também emitiu um aviso para viajantes turcos em países europeus, devido a demonstrações de islamofobia

Por Agências
Publicado em 29 de janeiro de 2023 | 19:57
 
 
 

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, sugeriu que o país deve aprovar apenas a entrada da Finlândia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), antes de tomar qualquer ação sobre o pedido da Suécia. "Se necessário, poderíamos dar uma mensagem diferente sobre a Finlândia. A Suécia ficará chocada quando dermos essa mensagem", disse Erdogan, em um vídeo pré-gravado divulgado neste domingo (29) durante evento na província de Bilecik.

A Suécia e a Finlândia se candidataram em conjunto para se tornarem membros da aliança militar, abandonando sua antiga neutralidade militar após a guerra da Rússia contra a Ucrânia. Contudo, é necessária a aprovação por todos os países-membros para adesão de novos participantes. Erdogan exige que a Suécia atenda suas condições antes de aprovar a entrada na Otan.

Na última semana, a Turquia acusou o governo de Estocolmo de ser muito indulgente com grupos que considera organizações terroristas ou ameaças existenciais, incluindo grupos curdos, após protestos organizados pelo ativista anti-islâmico Rasmus Paludan.

"Você vai extraditar esses terroristas se realmente quiser entrar na Otan, (do contrário,) me desculpe", afirmou Erdogan. Segundo ele, a Turquia forneceu uma lista de 120 pessoas que deseja extraditar da Suécia, uma exigência que fazia parte de um memorando assinado em junho que evitou o veto da Turquia ao pedido conjunto das nações nórdicas.

Neste domingo, o governo da Turquia também emitiu um aviso para viajantes turcos em países europeus, devido a demonstrações de islamofobia. (Estadão Conteúdo)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!