Um estudo internacional apontou que curativos, popularmente conhecidos no Brasil pelo nome da marca Band-aid, são feitos com produtos químicos nocivos à saúde humana e que podem causar câncer. O relatório feito pela comunidade "Mamavation", que identifica produtos não tóxicos, em parceria com a organização Environmental Health News, preocupa especialistas.
Segundo a pesquisa, vinte e seis, das quarenta marcas de curativos testadas, apresentaram níveis de flúor orgânico, um indicador do grupo de produtos químicos conhecido como PFAS. A presença desses produtos é ainda maior em curativos com tons de pele preta e parda.
O que são PFAS?
O flúor orgânico é um forte indicador de substâncias também conhecidas como PFAS (produtos químicos para sempre) pelo fato delas não se degradarem com facilidade no ambiente. Essas substâncias têm sido associadas a efeitos na saúde, incluindo redução da função do sistema imunológico e da resposta às vacinas, problemas de desenvolvimento e aprendizagem em bebês e crianças , certos tipos de câncer , redução da fertilidade , perturbação endócrina e outros impactos.
Esse produtos são usados no mercado para outros fins como em embalagens de alimentos, em utensílios de cozinha, para tornar roupas e tapetes resistentes a manchas e até para criar espuma de combate a incêndios mais eficaz. Com a identificação dos riscos da substância, muitas marcas pararam de usá-las, porém, a presença nos band-aids é ainda mais preocupante para especialistas:
“Como os curativos são colocados em feridas abertas, é preocupante saber que eles também podem expor crianças e adultos ao PFAS”, afirmou Linda S. Birnbaum, cientista emérita e ex-diretora do Instituto Nacional de Ciências da Saúde Ambiental e do Programa Nacional de Toxicologia e acadêmica residente na Duke University.
“É óbvio, a partir dos dados, que os PFAS não são necessários para o tratamento de feridas. Por isso é importante que a indústria remova a sua presença para proteger o público dos PFAS e opte por materiais sem eles”, acrescentou ela.
Segundo o levantamento, as substâncias foram encontradas em marcas famosas de curativos, como: Band-Aid, Equate e CVS Health. A boa notícia é que alguns curativos, inclusive da 3M e Tru Colour, não continham flúor orgânico e outros compostos nocivos.
O professor de química e diretor do Instituto de Ciências Verdes da Universidade Carnegie Mellon, Teresa Heinz, considera o resultado "desanimador":
“É desanimador encontrar outro espaço de produto importante, curativos ou bandagens, contendo compostos PFAS onde as transferências para os usuários são concebíveis.