Concorrência

Proprietária do Facebook, Meta trabalha em potencial concorrente do Twitter

Desde que o bilionário Elon Musk assumiu as rédeas do Twitter, a plataforma vem sofrendo com problemas técnicos, demissões e perda de anunciantes

Por Agências
Publicado em 10 de março de 2023 | 15:43
 
 
 
normal

A Meta, proprietária do Facebook, está trabalhando em uma nova plataforma de mídia social para "compartilhamento de textos", informou a companhia nesta sexta-feira (10), em um projeto considerado um concorrente em potencial do Twitter.

Desde que o bilionário Elon Musk assumiu as rédeas do Twitter, essa plataforma vem sofrendo com problemas técnicos, demissões e perda de anunciantes, devido à falta de moderação de conteúdo.

Mas até agora, não surgiu nenhuma alternativa importante ao Twitter, razão pela qual líderes mundiais, políticos, celebridades e empresas continuam usando-a para se expressar.

A Meta confirmou nesta sexta que começou a preparar uma nova plataforma, depois que essa informação foi publicada em sites digitais de notícias.

"Estamos explorando um standalone [programa autossuficiente], uma rede social descentralizada para compartilhar textos atualizados", informou a Meta em uma breve nota, publicada por e-mail.

"Acreditamos que existe a oportunidade de criar um espaço em separado no qual criadores e personagens públicos possam compartilhar atualizações sobre seus interesses", acrescenta a nota.

Segundo veículos digitais, o novo aplicativo da Meta usaria tecnologia que lhe permitiria interoperar com outras plataformas. 

Isto representaria uma clara ruptura com a prática de plataformas como o Instagram e o YouTube, que se mantêm atrás de muros tecnológicos e operam usando servidores da empresa sob normas estritas.

Em dezembro, Musk proibiu brevemente vincular tuítes a outras plataformas, entre elas Facebook e Instagram.

(AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!