O presidente russo, Vladimir Putin, conduzirá na segunda-feira (10) uma reunião com seu Conselho de Segurança, dois dias após uma explosão que destruiu parcialmente a ponte da Crimeia, informou o Kremlin. "Amanhã o presidente tem prevista uma reunião com os membros permanentes do Conselho de Segurança", declarou o porta-voz da presidência, Dmitri Peskov.
O conselho inclui os principais ministros, dirigentes políticos e representantes dos serviços de segurança e do exército. A explosão na manhã de sábado fez desabar uma das vias da ponte, inaugurada em 2018 e construída por iniciativa de Vladimir Putin. A infraetrutura é símbolo da anexação da Crimeia por parte da Rússia em 2014 e serve para o abastecimento das tropas russas mobilizadas na Ucrânia. O tráfego de veículos e ferroviário foi restabelecido horas depois da explosão, que fez três mortos.
O governo russo anunciou, neste domingo (9), que mergulhadores estavam analisando a ponto. Os primeiros resultados podem ser anunciados ainda hoje. Moscou atribuiu a explosão a um caminhão-bomba, cujo proprietário era um morador da região de Krasnodar, no sul da Rússia. Moscou não acusou formalmente a Ucrânia, que também não reivindicou oficialmente sua responsabilidade.
(AFP)