Geopolítica

Soldados russos chegam a Belarus para força militar conjunta em meio a tensões

A eventual entrada das forças bielorrussas no conflito com a Ucrânia marcaria uma nova escalada da guerra

Por Agências
Publicado em 15 de outubro de 2022 | 09:38
 
 
 

Os primeiros soldados russos da nova força militar conjunta com Belarus, anunciada dias atrás, chegaram a este país — disseram autoridades bielorrussas no sábado (15). "Os primeiros trens com soldados russos que formam a força militar regional chegaram a Belarus", declarou o Ministério bielorrusso da Defesa em um comunicado, sem especificar o número de soldados enviados por Moscou para esse fim. 

O ministério divulgou imagens mostrando trens e caminhões militares, assim como de soldados russos sendo recebidos por mulheres vestidas com trajes tradicionais e com pão e sal nas mãos, uma tradição da hospitalidade eslava. 

Na segunda-feira (10), o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, acusou Polônia, Lituânia e Ucrânia de preparar ataques "terroristas" e uma "revolta" em seu país, anunciando, então, a mobilização desta força militar regional. Belarus afirma que esta força é apenas defensiva e busca garantir a segurança de sua fronteira, no momento em que Minsk acusa Kiev de preparar uma ofensiva. 

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, acusou a Rússia, na terça-feira (11), de querer "arrastar Belarus para a guerra" e reivindicou do G7 uma missão de observação internacional na fronteira entre seu país e seu vizinho do norte.

Aliada da Rússia em seu conflito com a Ucrânia, Belarus emprestou seu território ao Exército russo para o início de sua ofensiva em fevereiro, embora as forças bielorrussas ainda não tenham participado, até agora, dos combates em território ucraniano. A entrada das forças bielorrussas no conflito marcaria uma nova escalada.

(AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!