Espaço

Telescópio James Webb da Nasa captura imagens de ‘sol bebê'

Segundo especialistas, o ''Sol bebê'' tem ''apenas'' 8% do tamanho do nosso Sol e ainda vai crescer muito até atingir a maturidade

Por O TEMPO
Publicado em 15 de setembro de 2023 | 09:13
 
 
 
normal

O Telescópio James Webb da NASA registrou recentemente imagens de um fluxo supersônico proveniente de uma estrela jovem, que pode ser comparada a um "Sol bebê".

Esse objeto, denominado HH 211 pelos especialistas, consiste em uma corrente de gás com características semelhantes às do nosso próprio Sol, porém com uma idade de apenas algumas dezenas de milhares de anos e uma massa correspondente a 8% da do nosso astro-rei. Isso implica que essa entidade cósmica ainda vai crescer muito até atingir a maturidade.

Conforme explicam os cientistas, a imagem capturada pelo equipamento corresponde a uma região luminosa conhecida como Herbig-Haro (HH), que fica em volta de estrelas recém-nascidas. Essa formação de HH ocorre quando jatos de gás são emitidos por essas estrelas recém-nascidas, dando origem a ondas de choque de alta velocidade que emitem um brilho intenso. No caso específico mencionado, a NASA atribuiu o nome de HH 211 a esse fenômeno.

“A imagem infravermelha é poderosa no estudo de estrelas recém-nascidas e seus fluxos, porque essas estrelas ainda estão invariavelmente incorporadas no gás da nuvem molecular na qual se formaram. A emissão infravermelha dos fluxos da estrela penetra no gás obscurecedor e na poeira, tornando um objeto Herbig-Haro, como o HH 211, ideal para observação com os sensíveis instrumentos infravermelhos de Webb”, explica o texto da Nasa.

A imagem do "Sol bebê" capturada pelo Telescópio James Webb oferece aos cientistas uma oportunidade única para aprofundar seu entendimento sobre os estágios iniciais da vida de uma estrela semelhante ao nosso Sol. Esse avanço representa mais um passo na busca pelos segredos do funcionamento do universo.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!