Estados Unidos

Terremoto de 6,4 de magnitude atinge norte da Califórnia

Abalo provocou deslizamentos de rochas e deixou milhares de pessoas sem luz, mas não há relatos de vítimas até o momento

Por Agências
Publicado em 20 de dezembro de 2022 | 11:58
 
 
 

Um terremoto de magnitude 6,4 atingiu a costa do norte da Califórnia nesta terça-feira (20), provocando pequenos deslizamentos de rochas e deixando milhares de pessoas sem luz, mas não há relatos de vítimas, ou grandes danos até o momento. 

O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou que o terremoto, relativamente raso, ocorreu 40 quilômetros ao sudoeste da cidade portuária de Eureka, no condado de Humboldt.

As autoridades não divulgaram um alerta de tsunami.

Em uma avaliação preliminar, o USGS citou uma probabilidade reduzida de vítimas, mas afirmou que alguns danos eram possíveis. 

O fornecimento de energia elétrica foi afetado, com quase 60.000 residências sem eletricidade no condado de Humboldt, segundo o poweroutage.us.

"Não há energia elétrica em todo condado. Não ligue para 911, exceto em caso de emergência imediata", tuitou o Departamento de Emergências de Humboldt.

O USGS relatou cerca de uma dúzia de pequenos tremores secundários na área, que fica cerca de 400 quilômetros ao noroeste de San Francisco. 

Uma estrada desabou, bloqueando o acesso à cidade de Fernbridge, tuitou Dania Romero, repórter do canal de televisão KAEF. 

Fotos e vídeos publicados nas redes sociais mostram janelas quebradas, móveis jogados nas casas e um corredor de supermercado cheio de produtos espalhados. 

(AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!