Eleições nos EUA

Trump afirma que problema de Biden é incompetência e não a idade

Atual presidente dos EUA é o mais velho ocupante da Casa Branca até hoje

Por Agências
Publicado em 16 de setembro de 2023 | 18:33
 
 
 

Washington, EUA. Joe Biden, o presidente mais velho da história dos Estados Unidos, recebeu o apoio de um aliado inesperado no debate sobre a sua idade: Donald Trump.

O ex-chefe de Estado republicano enfatizou que o democrata "não é velho demais" para concorrer a um segundo mandato, mas logo acrescentou: "Acho que ele é incompetente."

Os comentários de Trump, feitos durante uma entrevista ao programa "Meet the Press", da NBC, que irá ao ar neste domingo, são divulgados no momento em que os americanos debatem sobre o envelhecimento da sua classe política, antes das eleições de 2024. Se Biden for reeleito, ele terá, então, 81 anos, e Trump, 78.

Pesquisas mostram que, embora a diferença de idade entre os dois homens seja pequena, os americanos se preocupam mais com a idade de Biden. Segundo uma das enquetes, três em cada quatro pessoas duvidam da capacidade do atual presidente de completar um segundo mandato.

Trump encerrou seu próprio mandato como o segundo presidente mais velho da História, depois de Ronald Reagan, que tinha 77 anos. "Alguns dos maiores líderes mundiais têm mais de 80 anos", disse o republicano à NBC. "Aliás, ainda estou longe dessa idade", enfatizou.

"Biden não é muito velho, mas acho que ele é incompetente, e isso sim é um grande problema", considerou Trump.

O presidente democrata, que superou um problema de gagueira quando era jovem, tem sido alvo de piadas por seus tropeços verbais. No entanto, Biden permanece fisicamente ativo, não bebe e costuma ser visto andando de bicicleta nos fins de semana em sua casa em Delaware.

Na entrevista à NBC, Trump afirmou que a idade não o preocupa e ressaltou que seus pais viveram muito tempo: "Então, geneticamente, isso é uma coisa boa." (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!