Astronomia

Veja fotos do eclipse solar híbrido raro visto em parte da Ásia e da Oceania

fenômeno astronômico é considerado raro porque acontece somente a cada 10 anos

Por O TEMPO
Publicado em 20 de abril de 2023 | 09:00
 
 
 
normal

O eclipse solar híbrido que aconteceu na madrugada de quarta (19) e quinta-feira (20) foi observado por parte da Ásia e da Oceania. Pelas redes sociais, moradores da Austrália, Timor-Leste e Indonésia compartilharam registros.

O fenômeno astronômico é considerado raro porque acontece somente a cada 10 anos, por isso recebe o nome de  eclipse híbrido. Além disso,  dependendo da localização, algumas pessoas podem presenciar ou um eclipse solar anular ou um eclipse solar total.

O eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, "tapando" a estrela e projetando uma sombra no nosso planeta.

Um eclipse solar anular acontece quando a Lua tapa apenas uma parte do Sol, fazendo com que um anel se forme no céu. No caso do eclipse solar total, a Lua esconde completamente a luz do Sol. Durante o fenômeno as pessoas conseguem ver apenas a coroa solar, que é parte da atmosfera da estrela.

Vídeo do eclipse solar híbrido desta quinta

O Observatório de Perth, na Austrália, transmitiu ao vivo o fenômeno no canal do YouTube o eclipse solar híbrido. Confira a seguir:

 

FOTOS DO ECLIPSE SOLAR HÍBRIDO

Na Indonésia, na Austrália e no Timor-Leste, a população foi às ruas para assistir ao fenômeno. A seguir, veja fotos do eclipse capturadas nesses países da Ásia e da Oceania.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!