Susto

Vídeo: mineiro relata momento de pânico com fumaça dentro de avião no Qatar

Problema ocorreu durante a pressurização da cabine, procedimento feito para equilibrar a quantidade de oxigênio dentro da aeronave

Por Alexandre Nascimento
Publicado em 05 de setembro de 2023 | 21:03
 
 
 

Uma fumaça branca invadiu um avião da IndiGo Airlines na noite desta terça-feira (5). O voo 6E1322 saía de Doha, no Qatar, para Chennai, na Índia. O fato assustou bastante os passageiros, entre eles o mineiro Emanoel Marinho, que está a trabalho no exterior. 

“Ficamos muito assustados, todo mundo ficou agitado. Estava ocorrendo a pressurização da cabine, o que é normal para o avião se sustentar no ar. Mas desse jeito eu nunca tinha visto. Parece que extrapolou a quantidade de oxigênio”, explicou.

 

A situação foi normalizada e os passageiros não precisaram trocar de aeronave. A pressurização é feita para que seja possível respirar dentro da cabine, pois o ar é muito rarefeito na altitude e é preciso compensar a redução do oxigênio. Quanto mais o avião sobe, maior a pressão necessária para que a atmosfera dentro da cabine permaneça parecida com a do solo. 

Caso parecido no Brasil 

No último sábado (2), uma situação parecida ocorreu no Brasil. Um voo da Gol precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, após o avião ser tomado por uma fumaça branca. 

Em vídeos gravados pelos passageiros, foi possível ver as pessoas tapando o nariz e a boca. Aflitos, pediam por máscaras de proteção à tripulação. Quatro passageiros foram encaminhados ao posto médico, mas foram liberados. Os passageiros seguiram viagem em outros voos. 

A fumaça, segundo a Gol, seria de vapores de fluído hidráulico, que entraram na cabine pelo sistema de ventilação. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!