O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Economia

Ação visa incluir trabalhador com deficiência no mercado de trabalho

Serão ofertadas 25 vagas de emprego, além de ser feita a atualização do cadastro dos interessados; cursos de qualificação e palestra gratuita também serão oferecidos

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Economia
Ação de inclusão ocorrerá na sede da Seter, que fica na rua Tito Pedrosa, 55, no bairro Angola
PUBLICADO EM 19/09/19 - 20h53

O acesso da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho continua com muitos obstáculos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017, dos 15.238 moradores de Betim, com idades entre 18 e 64 anos, reabilitados ou com algum tipo de deficiência, apenas 2.073 (86,3%) possuem emprego formal, com carteira assinada e benefícios previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Desse total, a maioria (2.022) foi contratada porque as empresas foram obrigadas a cumprir a lei de cotas – uma legislação federal que determina que contratantes com cem ou mais funcionários preencham de 2% a 5% dos seus cargos com esse público.

Para auxiliar as pessoas da cidade com deficiência que buscam por capacitação e reinserção profissional, a Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), órgão ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizará, nesta sexta-feira (20), das 8h às 17h, uma ação na Seter. 

Além de oferta de 25 vagas de emprego, em nove profissões diferentes, será feita a atualização do cadastro desses trabalhadores, oferecida uma palestra gratuita sobre os benefícios da previdência e disponibilizados cursos de qualificação para os interessados.

“Faremos a pré-seleção por meio de um cadastro detalhado das experiências e limitações apresentadas por cada profissional. Em seguida, encaminharemos de acordo com a demanda de cada empresário”, explicou o superintendente da Seter, Antônio Carlos Rocha.

Já de acordo com a secretária da Semas, Fabiane Patrícia Quintela, o município realiza um trabalho contínuo de capacitação de mão de obra e intermediação com as empresas para encaminhamento de profissionais com deficiência.

“É importante ressaltar que a ação é uma referência ao dia 21 de setembro, data em que é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Nós realizamos esse dia exclusivo, mas o atendimento à pessoa com deficiência é ofertado, diariamente, pelo município”, disse Fabiane.

O que achou deste artigo?
Fechar

Economia

Ação visa incluir trabalhador com deficiência no mercado de trabalho
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter