Adolescente de Betim que vivia em SP há 11 meses morre com Covid-19 | O TEMPO Betim
 
Pandemia

Adolescente de Betim que vivia em SP há 11 meses morre com Covid-19

Menor de 14 anos estava internada desde junho do ano passado na capital paulista e acabou sendo contaminada no hospital

Publicado em 07 de maio de 2020 | 18:10

 
 
normal

Uma adolescente de 14 anos de Betim, que vivia em São Paulo havia 11 meses para realizar um novo transplante do coração, morreu no último domingo (3) infectada pelo novo coronavírus (Covid-19). A informação foi divulgada pela Prefeitura de Betim. 

Apesar de a garota ter contraído a doença na capital paulista, a morte foi contabilizada como sendo de Betim em função de a jovem ser paciente da cidade.
A menor estava em São Paulo havia quase um ano para fazer tratamento por causa de problemas cardíacos. Ela já tinha realizado dois transplantes de coração.

Nota divulgada pela Secretaria de Saúde de Betim confirma que a jovem foi contaminada pelo novo coronavírus em São Paulo.
“A adolescente estava em Tratamento Fora de Domicílio (TFD) desde o ano passado. Ela teve resultado positivo para Covid-19 enquanto estava internada, e seu quadro clínico se complicou em razão da patologia preexistente, que a deixava em condição de imunodeprimida. A paciente não resistiu às complicações e foi a óbito no dia 3 de maio”, diz o texto.

O município registrou um óbito local em decorrência da doença. A vítima era uma idosa de 80 anos que morreu no dia 27 de abril. Ela tinha histórico de problemas respiratórios e já tinha sofrido um acidente vascular cerebral (AVC). Os familiares dela estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados.

Taxa de ocupação
Com 24 casos confirmados e um óbito local, Betim apresentou até agora uma baixa taxa de contágio e uma baixa ocupação dos leitos destinados a pacientes com a Covid-19.

De acordo com a prefeitura, na quarta-feira (6), apenas dois dos 120 leitos do Hospital de Campanha, no Fiat Clube (sendo cinco de UTI), estavam ocupados (1,74% da capacidade). Já dos 50 leitos de UTI instalados no Centro de Cuidados Intensivos, no Centro Materno-Infantil, seis estavam com pacientes (12% da capacidade).

“O município se preparou antecipadamente para enfrentar a demanda de casos. Foi dimensionada toda uma estrutura de retaguarda e cuidados para a demanda, o que ainda não ocorreu. Estamos, no momento, com uma baixa taxa de ocupação dos leitos, mas os cuidados da população devem continuar para que o quadro não se agrave”, disse o secretário municipal de Saúde, Guilherme Carvalho.


Balanço
Subiu para 24 o número de casos confirmados do novo coronavírus em Betim.A in formação consta no último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), nessa quinta-feira (7). Do total de infectados, 15 já estão recuperados, e outros oito seguem em isolamento domiciliar, sendo monitorados pelos agentes de saúde do município.

Outros 3.082 casos suspeitos estão sendo investigados em Betim, sendo que, desses, 507 já foram descartados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, pois tiveram resultados negativos para o novo coronavírus.
Outros 38 casos aguardam o resultado do exame.

“Os dados são preliminares e estão sujeitos a alterações, uma vez que pode haver diferença entre os números apresentados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Betim, em razão da instabilidade do sistema e-SUS VE, do processo de avaliação, que é dinâmico, e do horário diário de fechamento dos dados”, esclareceu a Prefeitura de Betim por meio de nota.