Com 69 anos e seguindo o cronograma de vacinação do Ministério da Saúde, o prefeito de Betim, Vittorio Medioli (PSD), recebeu a primeira dose da vacina contra Covid-19, nesta sexta-feira (2), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Alcides Braz, na região central. Em Betim, a imunização está na faixa etária de 68 a 72 anos. A prefeitura fez um cronograma, estabelecendo cada dia da semana para vacinar uma determinada faixa etária.
Ao receber o imunizante, o prefeito enfatizou a importância de todos se vacinarem para combater a Covid-19. “Acabei de me vacinar, com a primeira dose da Coronavac, produzida no Instituto Butantan. A segunda dose será no dia 30 de abril, no mesmo horário, aqui na UBS Alcides Braz, no centro de Betim. Aproveitei e bati um papo com o pessoal da UBS, e é muita satisfação. De praticamente 100% dos vacinados com 69 anos, eu fui último a ser vacinado. Dos 140 referenciados, os 140 aderiram (a vacina). Mas continuem vindo para se imunizar. Amanhã (sábado) o pessoal de 68 anos será imunizado. Quem está atrasado, que não conseguiu tomar a vacina e tem mais de 68 anos, amanhã também pode comparecer, na parte da tarde, para regularizar a sua vacina”, frisou Medioli.
Nesta nova fase, estão sendo vacinadas cerca de 10.909 idosos de 68 a 72 anos. A aplicação do imunizante começou na última terça (30) e vai até este sábado (3) nas UBSs do município, das 7h às 18h, seguindo todas as medidas de biossegurança.
As cinco maiores unidades básicas de saúde – Alcides Braz, Angola, Bueno Franco, Homero Gil e Vila Cristina –, que possuem um maior número de idosos em sua área de abrangência, adotaram uma escala diferenciada e funcionarão, inclusive, na Sexta-feira da Paixão (2) e no sábado (3).
“Essas UBSs são as que contemplam maior número de pessoas. Então, para não haver aglomerações, dividimos a aplicação das doses por dia, conforme a idade. É importante ressaltar que as pessoas não precisam fazer uma corrida, e que devem adotar as medidas de prevenção, como uso de máscara, de álcool em gel e distanciamento. Inclusive, esses postos de saúde vão abrir no feriado de sexta, além do sábado”, explicou o secretário adjunto de Gestão da Saúde, Augusto Viana.
Já as demais 31 UBSs da cidade, que possuem menor número de idosos em suas áreas, fizeram a aplicação da vacina nessas faixas etárias até essa quinta (1º).
Documentos
A prefeitura ressaltou que para se vacinar, os idosos devem procurar a Unidade Básica de Saúde de sua referência, portando um documento de identidade e um comprovante de endereço. Além disso, de acordo com o município, os idosos devem usar máscara e podem estar acompanhados apenas de uma pessoa. “Aqueles que não conseguirem se vacinar no dia determinado, poderão procurar a sua UBS de referência posteriormente para receber a imunização”, informou o município em nota.
Balanço
Balanço da prefeitura mostra que 32.207 doses de vacinas já foram aplicadas no município. Pelo menos 23.311 pessoas já receberam a primeira aplicação, e outras 8.896 foram contempladas com a segunda até quarta-feira (31). Outras 13 mil doses estão em fase de aplicação nos grupos prioritários.