O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Social

Banco de alimentos está entre os 10 melhores do país

Projeto, ligado à Semas, terá verba máxima da União; programa compra produtos de agricultores e os repassa para famílias de baixa renda em Betim

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Banco de alimentos
Banco de alimentos atende a entidades e espaços da cidade, além de famílias carentes
PUBLICADO EM 08/08/19 - 22h39

O trabalho do banco de alimentos de Betim, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), foi reconhecido pelo governo federal. Na última semana, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), do dia 22 de julho, que esse setor em Betim ficou entre os 10 primeiros do país na avaliação federal entre os municípios que possuem esse projeto. Com isso, a cidade foi contemplada com uma verba de R$ 800 mil para investir ainda mais no trabalho. Esse valor é o máximo repassado pela União. 

No fim de 2018, fiscais do governo federal estiveram na cidade para fiscalizar a gestão e execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), verificando o trabalho. Após a análise do trabalho, eles constataram a prestação de contas e tudo o que é desenvolvido pelo banco de alimentos, e a cidade foi contemplada. 

“Nós recebemos com muita satisfação a informação de que o governo federal brindou Betim com o retorno do apoio ao banco de alimentos, um programa de sucesso, pelo reconhecimento do trabalho. Nós fomos um dos poucos municípios do país que receberam a nota máxima, com a verba máxima. Esse reconhecimento vai ajudar também o programa kit verde, que atende famílias carentes, gestantes, para melhorar a alimentação das pessoas. Isso é muito importante porque pegamos o banco de alimentos, em 2017, com muitos problemas e conseguimos dar um novo tipo de gestão para atender a quem precisa”, disse o prefeito Vittorio Medioli, em suas redes sociais. 

Com o contingenciamento de verbas do governo federal, o PAA não recebia recursos desde fevereiro, o que será retomado agora. “Betim ficou entre os 10 municípios do país que conseguiu o valor máximo da verba para o desenvolvimento do PAA durante o próximo ano. Isso foi possível graças ao trabalho que é desenvolvido. Com isso, podemos retomar esse programa com verba federal”, completou a superintendente de Segurança Alimentar, Maria Vanuzia Mendes. 

Atualmente, o banco de alimentos de Betim adquire produtos de agricultores – hoje são 129 cadastrados – e fornece produtos que atendem diretamente e indiretamente cerca de 32 mil pessoas são assistidas nos restaurantes populares, rede de saúde, educação, casas de recuperação, associações, Centro Pop e outras entidades, além de famílias em situação carente.

“Também há a parcerias com supermercados da cidade, que fazem doação para o banco de alimentos, e isso ajuda bastante. Os agricultores também doam”, disse.

Kit verde
Um dos projetos do setor é o kit verde, que fornece alimentos para famílias carentes, gestantes e parturientes, iniciado no ano passado. Hoje, são 119 famílias assistidas. 

“Mesmo durante o período em que não recebemos a verba do governo federal, a prefeitura manteve o kit verde, destinando alimentação de forma correta e nutritiva a quem realmente necessita. Essas famílias são encaminhadas pelos Cras (Centro de Referência em Assistência Social), Ministério Público, UBSs, Defesa Civil, Defensoria Pública, dentre outros. Desde o início desse programa, já foram atendidas 321 famílias”, completou. 

Os agricultores familiares que queiram fornecer produtos para o banco de alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) podem se cadastrar para concorrer. As regras e o formulário foram publicados no “Órgão Oficial do Município” no último sábado (3). 
Já as famílias que queiram ser assistidas pelo kit verde devem procurar os Centros de Referências em Assistência Social (Cras) do município.

Doação
Os comerciantes que queiram também ajudar o banco de alimentos com doações podem procurar o setor, que fica na rua Rui Barbosa, 15, no bairro Chácara. O telefone é (31) 2591-5109.
 

O que achou deste artigo?
Fechar

Social

Banco de alimentos está entre os 10 melhores do país
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter