Alerta

Banco de leite humano de Betim precisa de doações

Com estoques baixos há seis meses, a saúde de 21 bebês prematuros internados na cidade pode estar em risco

Publicado em 25 de fevereiro de 2021 | 22:00

 
 
normal

O Banco de Leite Humano de Betim está com estoque baixo e precisa de doações para conseguir suprir a demanda atual de 41 bebês prematuros, que estão internados e precisam desse alimento para melhorar sua  recuperação e desenvolvimento.

Segundo a coordenadora Edina Cristina, houve uma grande queda de doações, desde dezembro do ano passado, com a pandemia. “Há cerca de seis meses, em agosto de 2020, havia 41 mães doadoras cadastradas em Betim e eram coletados mais de 100 litros de leite materno por mês. Hoje, temos 21 doadoras e, em janeiro de 2021, conseguimos distribuir somente 34,5 litros de leite pasteurizado”, lamentou Edina.

Preocupada com um possível impacto na vida dos bebês que precisam das doações de leite materno, a Secretaria Municipal de Saúde faz um chamamento às mães lactantes para que continuem amamentando e doando leite, mesmo diante da pandemia da Covid-19. 

O atendimento presencial está mantido, mas se puder ser evitado, é melhor para garantir a proteção e a segurança das mães e seus bebês. As doações são realizadas com total segurança, seguindo as normas do Ministério da Saúde. 

Como doar
Toda mulher saudável que estiver amamentando pode doar seu leite. A coleta é feita pela própria mãe em seu domicílio, conforme as orientações da equipe de saúde. E, uma vez por semana, um profissional vai até a casa da doadora para recolher o leite coletado, sem adentrar na residência. 

Ciente dos benefícios do leite materno no desenvolvimento do bebê, a homologadora Karen Cristina, mãe do pequeno Tadeu, de quase quatro meses, buscou ajuda do banco para superar as dificuldades com a amamentação. Depois de ser acolhida e conseguir amamentar seu filho, ela decidiu retribuir e se tornou doadora de leite materno. “O leite materno é milagroso e o processo de extração é muito simples e rápido. Quem tem filhos saudáveis deve se colocar no lugar do outro, porque um dia podemos precisar também. Deus nos deu essa dádiva de podermos nutrir nossos bebês, então não tem porquê não ajudar aqueles que estão em uma situação mais complicada”, disse. 

Seja uma doadora

Quem quiser se cadastrar para fazer a doação pode entrar em contato com o Banco de Leite de Betim, pelo telefone 3594-2454, para receber todas as orientações.

As mães que tiverem alguma dificuldade ou dúvidas e precisarem de auxílio na amamentação também podem entrar em contato.