O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Referência

Betim amplia atendimento oncológico para mais 12 cidades

Com a mudança, cerca de 700 mil moradores da região de saúde, que inclui cidades como Juatuba e Igarapé, não terão que se deslocar para BH para se tratar contra o câncer

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Saúde
Cidade é referência no atendimento oncológico, ao prestar uma assistência ágil e de qualidade
PUBLICADO EM 03/09/20 - 18h35

A jornada travada pelos pacientes que são diagnosticados com câncer não é nada fácil. Além de se verem obrigados a terem que mudar o seu dia a dia para conciliar a rotina hospitalar com trabalho e estudo, existe ainda a dor causada pelo impacto da notícia da doença, que somente quem passou ou está passando por esse tratamento é capaz de mensurar. 

Mas, em Betim, essa luta ocorrida na rede pública de saúde agora ganhou um pouco de alento. É que, desde a última terça-feira (1º), a prefeitura assumiu a assistência oncológica dos cerca de 700 mil moradores que fazem parte dos 13 municípios que compõem a região de Saúde, e que inclui Betim. 

Com a mudança, pacientes de cidades como Esmeraldas, Igarapé, Juatuba e São Joaquim de Bicas, que, antes, precisariam se deslocar até Belo Horizonte para receber atendimento contra o câncer, podem fazer o tratamento de forma integral em Betim. 

“A rotina do tratamento contra o câncer é pesada, tanto para os pacientes quanto para os seus acompanhantes, já que a maioria dos municípios que eles vivem não oferecem assistência integral. Ao oferecer todo o tratamento em Betim, facilitamos o acesso a essa assistência, já que eles não terão mais que enfrentar o trânsito de BH e terão que se deslocar em uma menor distância para ir até a unidade hospitalar. Além disso, como em Betim temos apenas um prestador, ao contrário do que ocorre em Belo Horizonte, o paciente tem a garantia de que vai iniciar a finalizar o tratamento em uma mesma unidade”, explicou Fernanda Oliveira, responsável pela Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação de Betim. 

Linha de cuidados

Desde abril deste ano, a Prefeitura de Betim firmou uma parceria com a Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais, conhecida como Hospital Evangélico, que passou a ser a responsável por toda a linha de cuidados oncológicos da rede de saúde pública na cidade.

Atualmente, quase 500 pacientes em Betim são atendidos pela instituição filantrópica, que oferece toda assistência contra os tipos de câncer mais acometidos em pacientes de Minas Gerais, como os de mama, próstata e pele. De lá para cá, já foram mais de cem procedimentos cirúrgicos realizados.

O atendimento prestado pelo Hospital Evangélico compreende, desde serviços de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento clínico (quimioterapia e radioterapia) e cirúrgico, até reabilitação, cuidados paliativos e acompanhamentos ambulatorial e hospitalares contra o câncer.

O atendimento para cirurgias é realizado no Hospital Regional, e o tratamento de quimioterapia ocorre no prédio do antigo Betim Shopping. Já a assistência em radioterapia continua sendo feita no prédio da Radiar, em frente ao Hospital Regional. 

“Betim, hoje, é referência na assistência oncológica, ao prestar um atendimento ágil e de qualidade e sem nenhuma demanda em cirurgias, que são feitas com a rapidez necessária para o tratamento oncológico. Esse remanejamento do atendimento oncológico da região de saúde para Betim nos fortalece ainda mais enquanto município polo de saúde”, finalizou Fernanda. 
 

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

Referência

Betim amplia atendimento oncológico para mais 12 cidades
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter
Log View