A Prefeitura de Betim, na região metropolitana, anunciou mais grupos que serão vacinados, nesta sexta (7), contra a Covid-19. Segundo o município, a aplicação das doses para pessoas desses grupos será somente a partir das 12h. A vacinação, que será com o imunizante AstraZeneca, estará liberada para grupos específicos e que já estão cadastrados.
Um deles é formado por pessoas de 50 a 59 anos que têm comorbidades e que tenham feito o cadastrado no site da prefeitura até a tarde desta quinta (6). Até o momento, são 2.529 moradores que já se cadastraram. Eles deverão ir até a unidade básica de saúde de referência (UBS) após as 12h.
"A população não precisa fazer uma corrida às unidades de saúde, pois à medida que as doses vão chegando, o município está tomando a decisão de vacinar gradativamente para não gerar aglomerações nas unidades. É importante ressaltar que a lista das pessoas de 50 a 59 que têm comorbidades e que já fizeram o cadastro será enviada aos postos de saúde", enfatizou o secretário adjunto de Gestão da Saúde, Hilton Soares.
Quem tem entre 50 e 59 e é portador de doença pré-existente, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas, entre outras, e que não fez o cadastro, o prazo para fazê-lo vai até o dia 13 (acesse o cadastro).
Quem for se vacinar deve levar o cartão SUS, cartão de vacinação, documento de identidade com foto, comprovante de endereço e um comprovante da respectiva comorbidade, que pode ser receita médica, relatório médico ou exame.
Gestantes e puérperas (mulheres com até 45 pós-parto) que também possuem comorbidades e que já estão cadastradas poderão procurar sua UBS de referência nesta sexta (7).
Cerca de 260 deficientes que estão cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC) do governo federal também poderão ser vacinados nesta sexta (7). Quem faz parte desses três grupos deverão procurar o posto de saúde, no mesmo horário (após as 12h).
Até o momento, 79.514 doses foram aplicadas em Betim. Na quinta (6) e na sexta-feira (7), estão recebendo a dose betinenses que possuem síndrome de down, pacientes que fazem tratamento de diálise e pessoas que são transplantadas-imunossuprimidas.
No caso deste público, formado por mais de 900 pessoas, não foi necessário realizar o cadastro, que será feito para pessoas com demais comorbidades. Em todos os casos, é preciso apresentar documento de identificação com foto, comprovante de endereço e documentação que comprove a doença pré-existente.
O engenheiro José Geraldo Moreira da Silva, 56, recebeu a dose da vacina contra Covid na quinta (6). Ele, que passou por um transplante de fígado no ano passado, ficou emocionado. “Fiquei muito tempo totalmente isolado após o transplante por causa da baixa imunidade. Voltei a trabalhar há pouco tempo, mas de home office. Estou emocionado de receber a vacina, mas continuarei tomando todos os cuidados”, declarou.
Segundo o secretário municipal de saúde, Augusto Viana, com a ampliação da imunização, o município avança no direcionado aos portadores de comorbidades.
“Com isso, estamos completando a primeira fase do grupo que tem com comorbidades, conforme previsto pelo Ministério da Saúde, e iniciando, simultaneamente, a fase 2 desse grupo. Nossa expectativa é de receber, nos próximos dias, uma nova remessa de imunizantes para primeira dose, o que permitirá avançar a vacinação para os públicos de 49 a 40 anos”, destaca Viana.
No Cerest
Já na sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) serão vacinados cerca de 2.500 trabalhadores da saúde e 81 agentes de forças de segurança que já estão cadastrados.