O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Mais controle

Betim amplia testes da Covid em pessoas com sintomas gripais e de grupo de risco

Testagem será feita, a partir desta quarta (29), em dez Unidades Básicas de Saúde, localizadas nas dez regionais da cidade

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
TESTAGEM.JPG
Desde início de julho, o município já havia ampliado a testagem rápida para idosos com sintomas gripais leves nos postos de saúde
PUBLICADO EM 28/07/20 - 14h43

Betim, na região metropolitana, iniciará, nesta quarta-feira (29), mais uma etapa da ampliação da testagem para a Covid-19, que agora passará a ser feita em pessoas com sintomas gripais leves e que pertencem a grupos de risco para a doença em dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs), localizadas nas dez regionais da cidade (ver abaixo. Essas pessoas, ao procurarem a atenção primária, serão submetidas ao exame RT-PCR, que é feito a partir da biologia molecular e é considerado o “padrão de ouro” para detectar o novo coronavírus.

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Betim tem testado até mais do preconiza a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). De acordo com a diretora operacional da Secretaria de Saúde de Betim, Tânia Resende, o município já havia ampliado a testagem rápida para idosos com sintomas gripais leves nos postos de saúde, em julho. Antes disso, em maio, a prefeitura também criou uma unidade específica voltada para atendimento aos trabalhadores da saúde e realização de exames naqueles que apresentavam sintomas gripais. 

“Na versão anterior do protocolo da SES, o Estado só disponibilizava testes rápidos para a testagem de profissionais da saúde, da segurança pública e de Instituições de Longa Permanência (ILPIs) sintomáticos, além de idosos institucionalizados e detentos. Pelo novo protocolo, criado agora, o Estado, além de disponibilizar a testagem do tipo RT-PCR, a ampliará a idosos com ou sem comorbidades, e a usuários de qualquer idade com comorbidades. No caso dos idosos, o município já estava ofertando os testes rápidos mesmo antes de sair o novo protocolo”, afirmou Tânia.
 
De acordo com o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Hilton Soares, o aumento da testagem da população para diagnóstico da Covid-19 é muito importante para o controle da doença no município. “Essa iniciativa contribuirá para a melhoria da assistência a pacientes positivos na fase inicial dos sintomas. Uma vez identificados casos positivos em pessoas propensas ao agravamento da doença, no início da manifestação dos sintomas, é possível assisti-las, evitando que cheguem a quadros agudos, os quais normalmente evoluem para a dependência de leitos de UTI, com risco de morte”, enfatizou.

Pente fino

Desde abril, quando foram detectados os primeiros casos do novo coronavírus na cidade, até ao último sábado (25), Betim havia realizado 17.507 testes rápidos e de RT-PCR na população, nas redes pública e privada. 

Em paralelo, o município está realizando, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma pesquisa para mapear a circulação do coronavírus na população. O estudo prevê de três a cinco etapas e uma aplicação de cerca de 6.000 testes. 

As três primeiras fases foram realizadas de 3 de junho a 15 de julho. Exatos 3.240 participantes de diferentes faixas etárias, divididos proporcionalmente entre pessoas dos sexos masculino e feminino, foram submetidos a testes rápidos e de RT-PCR, totalizando 6.480 exames feitos.

Confira as unidades que farão a testagem por regional:

Imbiruçu: UBS Nova Baden

Teresóolis: UBS Vila Bemge

PTB: UBS Guanabara

Petrovale: UBS Petrovale

Alterosas: UBS Dom Bosco

Centro: UBS Cachoeira

Norte: UBS Angola

Citrolândia: UBS Citrolândia

Vianópolis: UBS Vianópolis

Icaiveira: UBS Parque do Cedro

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

Mais controle

Betim amplia testes da Covid em pessoas com sintomas gripais e de grupo de risco
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter
Log View