O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Ação

Betim amplia testes em profissionais da linha de frente

Estado está repassando 2.500 exames rápidos para a Prefeitura de Betim, que vai aplicá-los em trabalhadores da saúde e da segurança com sintomas de síndrome gripal

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Teste rápido
Testes rápidos serão feitos em profissionais da linha de frente que estejam com sintomas gripais
PUBLICADO EM 21/05/20 - 23h27

Profissionais da linha de frente do combate ao novo coronavírus (causador da Covid-19) em Betim que estejam com sintomas de síndrome gripal poderão realizar, a partir da próxima semana, testes rápidos para saber se estão ou não infectados pela doença.

O procedimento será realizado pela Prefeitura de Betim, que está recebendo 2.500 testes rápidos do Ministério da Saúde, os quais foram encaminhados pelo governo estadual.

Segundo o secretário adjunto de Saúde de Betim, doutor Hilton Soares, uma nota técnica publicada pelo Estado estabeleceu que os testes são destinados a esses trabalhadores da linha de frente, além de pessoas que estejam enfrentando uma situação de surto da doença. 

Os exames serão realizados em uma unidade anexa ao Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest), onde foi montada pela prefeitura uma unidade específica para atender os profissionais da saúde que estejam com sintomas. 

“Por isso, seguindo esse protocolo, a prefeitura começará a realizar esses testes rápidos em trabalhadores da saúde que estejam com quadro de síndrome gripal. Também poderão passar pelo exame, a partir da próxima semana, agentes de segurança pública, prioritariamente aqueles que estejam em trabalho ostensivo. Em todos esses casos, eles deverão procurar o Cerest. Além disso, detentos sintomáticos que procurarem atendimento nas UPAs também serão testados nessas unidades”, afirmou Hilton Soares. 

A ação abrangerá os profissionais que atuam nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e pessoas que estiverem internadas nessas instituições, desde que seja caracterizado um surto de síndrome gripal no local. 

“Nesse caso, os idosos sintomáticos não precisarão se deslocar, pois uma equipe da UBS de referência da região irá até o local para colher as amostras”, explicou o médico. 

Até então, apenas moradores do município com sintomas graves de síndrome gripal faziam exames na cidade, os quais eram encaminhados pela Funed, conforme protocolo do Ministério da Saúde. 

Atendimento 
O secretário adjunto explicou que, ao procurar o anexo do Cerest, o profissional da linha de frente será atendido por um infectologista, que avaliará e definirá qual tipo de exame será feito: se será o teste rápido ou o PCR. “Se os sintomas da pessoa tiverem começado em até sete dias, o mais indicado é o exame PCR. Mas, se os sintomas começaram há mais de oito dias, o mais indicado é o teste rápido”, explicou Soares. 

Esses serão os primeiros testes rápidos realizados pela prefeitura. “Todos os pacientes testados serão monitorados e acompanhados”, declarou Hilton Soares. É necessário agendar atendimento pelo telefone (31) 3531-3799. 

Unidade específica 
Desde o início deste mês, profissionais da saúde de Betim que possuem sintomas do novo coronavírus (causador da Covid-19) são atendidos em uma unidade específica, que fica anexa ao Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest), no bairro Brasileia. 

Conforme a Prefeitura de Betim informou, profissionais de saúde que apresentem sintomas como febre, tosse, coriza e dor de garganta podem agendar um horário pelo telefone (31) 3531-3799.

A equipe responsável pelos atendimentos aos profissionais de saúde é formada por dois infectologistas, um médico do trabalho, uma enfermeira e dois educadores físicos.

O Cerest está localizado na rua Tocantins, sem número, bairro Brasileia. 
 

 

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

Ação

Betim amplia testes em profissionais da linha de frente
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter
Log View