O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Pandemia

Betim confirma nesta quinta (9) morte de mais dois idosos com a Covid-19

Os dois pacientes, uma senhora de 88 anos e um senhor de 87, apresentavam comorbidades; óbitos na cidade pela Covid-19 chega a 46

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Teste Covid-19
PUBLICADO EM 09/07/20 - 15h50

A Prefeitura de Betim, na região metropolitana, confirmou, nesta quinta-feira (9), a morte de mais dois idosos que foram infectados pelo novo coronavírus. Os dois pacientes, uma senhora de 88 anos e um senhor de 87, apresentavam comorbidades. Com mais essas duas mortes, o número de óbitos na cidade pela Covid-19 chega a 46, sendo que cinco pacientes faleceram fora do município, em hospitais de Contagem, Belo Horizonte e São Paulo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a idosa de 88 anos, que era moradora do bairro Jardim Teresópolis, começou a apresentar os sintomas da doença, no dia 18 de junho, e deu entrada em uma unidade de saúde de Betim, no dia 24, sendo transferida para o Centro de Cuidados Intensivos para a Covid-19 (Cecovid 4), no centro-materno infantil, no dia 27. O óbito da paciente, que é 45ª vítima do novo vírus em Betim, ocorreu no dia 2 de julho.

Já o idoso de 87 anos, que era morador do bairro Universal, começou a sentir os sintomas da doença no dia 20 de junho, dando entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, no dia 23. De lá, o idoso foi encaminhado para o Cecovid 4, onde veio a falecer no dia 5 de julho. 

Segundo o secretário de Assistência à Saúde de Betim, Hilton Soares, os dois pacientes seguem o perfil da maior parte das pessoas que faleceram na cidade por causa da Covid-19, que são de idosos e de pessoas com comorbidades. Por isso, salientou o gestor, é preciso que a população, sobretudo os jovens, continue adotando as medidas sanitárias de segurança para conter o avanço do novo coronavírus e não propagar a doença para as pessoas de grupos de risco. 

“Temos que proteger os idosos, grupo mais vulnerável ao novo vírus. São os jovens que mais estão circulando nas ruas e, assim, contaminando a população da terceira idade. O governo do Estado prevê que o pico da doença será no dia 15 de julho. Felizmente, independente das estimativas, o município, até agora, está conseguindo dar a retaguarda assistencial de leitos clínicos e de CTI para pacientes com Covid. Mas não podemos baixar a guarda”, frisou Soares. 

Balanço 

Pelo balanço da Prefeitura de Betim divulgado nesta quinta (9), a cidade contabiliza 1.379 casos confirmados da doença, sendo 962 pacientes recuperados, 353 em acompanhamento e 18 internados no SUS Betim. Os casos descartados chegam a 5.130, e as notificações de síndrome gripal somam 13.646.

Taxa de ocupação

Conforme Soares, o Hospital de Campanha (Cecovid 2) tem 28% dos 115 leitos clínicos ocupados, sendo que 30 pacientes internado são de Betim. Já os leitos destinados à terapia intensiva, que contam com 5 leitos no Hospital de Campanha e 70 no Cecovid 4, estão com uma taxa de 77% de ocupação, sendo que 39 dos pacientes são da cidade.

“Com a parceria firmada nesta semana com o governo do Estado, aumentaremos, nesta sexta (10), para 85 o número de leitos de CTI para atender pacientes com a Covid-19”, afirmou.

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

Pandemia

Betim confirma nesta quinta (9) morte de mais dois idosos com a Covid-19
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

Comentários (1)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter
Log View