Benefício

Betim garante, pelo quinto ano consecutivo, pagamento antecipado do 13º

Segundo o prefeito Vittorio Medioli, o recurso será creditado na conta dos servidores no dia 6 de agosto

Publicado em 19 de julho de 2021 | 20:46

 
 
normal

Pela quinto ano consecutivo, a Prefeitura de Betim vai antecipar o pagamento de metade do 13º salário aos servidores municipais, conforme garantiu, nesta segunda-feira (19), o prefeito da cidade, na região metropolitana de Belo Horizonte, Vittorio Medioli (PSD).

A medida vai no caminho oposto da capital mineira, que anunciou o cancelamento do pagamento da primeira parcela do benefício. Segundo o prefeito, o recurso será creditado na conta dos servidores no dia 6 de agosto. 

“Belo Horizonte e outros municípios cancelaram o pagamento da primeira parcela do 13º, mas Betim vai pagá-la no dia 6 de agosto. Aqui, nós não dependemos do caixa da prefeitura. O primeiro dinheiro que entra vai para uma conta vinculada. Se o dinheiro do 13º fosse para um caixa único, acabaríamos investindo em outras melhorias para a cidade. Nós sempre pagamos o 13º de forma antecipada e, no ano passado, inclusive, liquidamos o benefício com 60 dias de antecedência", informou Medioli. 

Todos os meses, a administração municipal deposita em uma conta vinculada o valor correspondente a 1/12 (um doze avos) do montante da folha de pagamento para garantir esse recurso do 13º ao funcionalismo. Com isso, mesmo a cidade enfrentando a queda na arrecadação nos últimos anos, situação que foi agravada com a crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus, a prefeitura tem garantido, desde 2017, que os servidores municipais recebam o benefício de forma antecipada.

Em 2020, pior ano da pandemia, o governo municipal declarou que as medidas de austeridade adotadas ajudaram a garantir o 13º, o que injetou aproximadamente R$ 22 milhões na economia local.