Enfrentamento

Betim promove "Dia D da Desinfecção Contra o Coronavírus" em prédios municipais

Ação terá início nesta quinta (4), nas instalações da Rede SUS e no Centro Administrativo João Paulo II, e deve durar cerca de 30 dias

Publicado em 03 de março de 2021 | 10:21

 
 
normal

Nesta quinta-feira (4), a Prefeitura de Betim, na região metropolitana de BH, inicia o "Dia D da Desinfecção Contra o Coronavírus". A iniciativa acontecerá nas instalações da Rede SUS e no Centro Administrativo João Paulo II, onde circulam, diariamente, cerca de 1.550 pessoas. O processo de descontaminação deve durar cerca de 30 dias

De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Augusto Viana, a iniciativa é um ato simbólico que tem dois objetivos: dar visibilidade ao agente de higienização, profissional essencial para os cuidados com a saúde, e chamar a atenção de toda a população para os cuidados com a descontaminação.

Viana ressalta que a prefeitura já realiza ações permanentes de desinfecção, uma vez que os prédios públicos da Rede SUS são descontaminados diariamente, conforme protocolos definidos pelo Ministério da Saúde, incluindo os específicos para a pandemia da Covid-19.

O secretário adjunto pontua, também, que o trabalho dos agentes acaba ficando "invisível" no dia-a-dia e que, por isso, o que caracteriza o Dia D é o planejamento de uma força-tarefa sincronizada. "Quando  um médico chega a um CTI para acompanhar a evolução clínica de um paciente grave ou um técnico em enfermagem entra numa sala de procedimentos para fazer uma sutura, encontra um ambiente descontaminado e preparado. Essa preparação garante grande parte das condições de segurança de um paciente e dos profissionais da assistência à saúde contra infecções. É preciso dar visibilidade a esse trabalho", pontuou.

Augusto Viana destaca ainda que o Programa de Segurança do Paciente, instituído pela Secretaria Municipal de Saúde, tem como um de seus pilares a desinfecção hospitalar e de ambientes de saúde. Por essa razão, o Dia D busca, também, integrar esses trabalhadores. "Eles receberão um manual de atualização de procedimentos operacionais", afirmou.

Outras ações

Dentre as ações da Prefeitura de Betim para combater a propagação da Covid-19 está a desinfecção de vias publicas, que é realizada em período noturno pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito de Betim (ECOS).

Equipes da empresa utilizam bombas constais para percorrer ruas, becos, ruelas e prédios públicos, aplicando produtos desinfetantes por meio da técnica de borrifação. A solução descontaminante é a base de hipoclorito de sódio a 0,5%.

Iniciada  em março de 2020,  a iniciativa foi fortalecida com a chegada do caminhão com canhão de névoa contendo solução descontaminante. O veículo é resultado de uma parceria entre prefeitura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e a empresa SUPPRESS. Betim é um dos primeiros municípios mineiros a receber sua unidade.

O caminhão percorre as vias com maior circulação de pessoas em todas as regionais administrativas de Betim. Durante o trajeto, uma viatura da Guarda Municipal segue à frente do caminhão, solicitando, por meio de aviso sonoro, que as pessoas saiam imediatamente da calçada para não se molharem, nem danificarem suas roupas.

O aviso também solicita aos comerciantes que retirem todas as mesas e clientes das calçadas, baixando as portas dos estabelecimentos para a desinfecção.