Medida

Betim prorroga consulta popular sobre retorno das aulas presenciais até o dia 30

Inicialmente, pesquisa se encerraria nesta terça (27), mas data foi alterada. Secretaria Municipal de Educação quer saber a preferência dos pais, que poderão optar por um dos modelos de ensino: o híbrido ou remoto

Publicado em 27 de julho de 2021 | 17:48

 
 
normal

A Prefeitura de Betim prorrogou, até a próxima sexta (30), o prazo da consulta popular sobre o retorno das aulas presenciais na rede municipal. Até a manhã desta terça (27), o município tinha informado que a pesquisa se encerraria no fim da própria terça, mas, à tarde, divulgou, em seu site a prorrogação até o dia 30. 

A pesquisa apontará a preferência dos pais e/ou responsáveis, que poderão optar por um dos modelos de ensino: o híbrido ou remoto. Segundo o município, o objetivo é organizar o plano de trabalho para receber, conforme as normas sanitárias e pedagógicas, funcionários e estudantes nas escolas. 

A retomada das aulas acontecerá sob a lógica do ensino híbrido, de modo que a turma será dividida em grupos: um grupo virá para a unidade escolar (ensino presencial), enquanto o outro permanecerá realizando atividades orientadas pelos professores em casa, conforme cronograma apresentado pela unidade escolar do seu filho(a).

A consulta popular pode ser feita CLICANDO NESTE LINK. 

Retorno presencial
O retorno das aulas presenciais de cerca de 59 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino, o que inclui alunos do ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), dos Centros Infantis Municipais e das creches conveniadas, está marcado para agosto em Betim

As normas sanitárias e as diretrizes pedagógicas que devem ser adequadas e seguidas pelas unidades escolares para o retorno do ensino semipresencial foram publicadas na edição de quinta (22) do "Órgão Oficial do Município", por meio do decreto nº 42.803.  

A retomada das aulas e das demais atividades pedagógicas ocorrerá em regime híbrido, ou seja, por rodízio de turmas, e de forma gradativa.

Os profissionais das escolas retornam no dia 2 de agosto. Os alunos da educação infantil, especificamente da pré-escola (4 e 5 anos), voltam no dia 9 de agosto, enquanto os demais (0 a 3 anos) retornam no dia 16 de agosto.

Já os alunos do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental e os da Educação de Jovens e Adultos retornam às aulas presenciais no dia 9 de agosto. Os matriculados no 1º ao 6º ano voltam ao ensino presencial no dia 16 de agosto.