O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Saúde

Betim vai cadastrar 151 mil novos usuários no SUS

Medida é necessária para garantir o repasse de verba à Saúde pela União; até quem tem plano deve se inscrever

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Seguro
Agentes visitam as residências uniformizados e com crachá
PUBLICADO EM 09/01/20 - 19h50

A Prefeitura de Betim iniciou uma força-tarefa para conseguir incluir, até abril deste ano, 151 mil novos usuários da rede SUS da cidade – atualmente, município possui cerca de 208 mil cadastros válidos.

A medida se fez necessária após o governo federal alterar, no ano passado, a forma de financiar a atenção primária em todo o país. Pela nova regra, o repasse de recursos aos municípios e Estados não se baseia mais em dados populacionais, mas, sim, no número de inscritos e nos indicadores de resultados.

“O cadastro é imprescindível para evitar o corte de recursos e garantir a assistência à saúde adequada à população. Muita gente não sabe, mas o SUS vai além dos serviços prestados nas unidades e hospitais. Ele está presente no dia a dia de todos. Quando compramos um remédio, vacinamos nossos filhos, ou sofremos um acidente e precisamos do transporte do Samu, por exemplo, estamos utilizando o SUS, inclusive as pessoas que possuem planos de saúde”, disse o secretário de Saúde, Guilherme Carvalho.

Busca ativa de cidadãos

Para aumentar o número de cadastros em Betim, as Equipes de Saúde da Família (ESFs) das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), devidamente uniformizados e usando crachás de identificação, estão visitando as casas das pessoas que ainda não possuem o cadastro completo, conforme as exigências do Ministério da Saúde.

Segundo a diretora Operacional de Saúde, Tânia Resende, é fundamental que as pessoas recebam os profissionais e passem todas as informações solicitadas. “Ressaltamos que o sigilo é garantido e que os dados serão utilizados somente para atualizar o cadastro no sistema”, disse.

A dona de casa Cleudionice Rodrigues de Souza, 47, moradora do bairro Alto das Flores, recebeu os agentes em casa e fez o cadastro. “Foi tranquilo e rápido. O cadastro é bem simples. É importante que as pessoas se inscrevam para garantir a verba para a cidade”, disse. 

O que achou deste artigo?
Fechar

Saúde

Betim vai cadastrar 151 mil novos usuários no SUS
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter