O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Ambiente

Betim vai oferecer serviços do instituto de florestas

A partir de segunda (22), a prefeitura terá um espaço exclusivo para atender pessoas físicas e produtores rurais que querem obter o registro de atividades florestais e de pesca

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Facilidade
Núcleo de Cadastro e Registro (Nucar) funcionará em um espaço na Prefeitura de Betim
PUBLICADO EM 17/04/19 - 20h16

Pessoas físicas e jurídicas, inclusive produtores rurais, que têm atividades ligadas à exploração florestal e de pesca em Betim e em outros 27 municípios do entorno não terão mais que ir até Belo Horizonte para obter o registro das atividades florestais, o certificado de posse e uso de motosserras e também daqueles que utilizam tratores de esteira e similares, todos serviços oferecidos pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). 

É que, a partir da próxima segunda-feira (22), Betim terá na prefeitura um espaço exclusivo para atender as demandas do Núcleo de Cadastro e Registro (Nucar). O órgão, subordinado ao IEF, é responsável por controlar o transporte, a comercialização, a transformação, o armazenamento e o consumo de produtos da flora, como lenhas, toras, madeiras e carvão vegetal, e da fauna aquática (pesca).

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad), Ednard Tolomeu, a transferência do Nucar para o município foi possível graças a uma parceria entre o IEF e a Prefeitura de Betim. 

“Por meio de um convênio, cedemos um espaço no Centro Administrativo para alocar os serviços e disponibilizamos dois servidores públicos para realizar o atendimento necessário à população local e região. É uma forma de facilitar a vida dessas pessoas, já que, atualmente, 80% das demandas dos usuários do Nucar são de pessoas de Betim e região. Com a mudança, nosso município passa a ser referência regional em regularização ambiental”, salientou o secretário de Meio Ambiente. 

O novo núcleo vai atender, além de pequenos produtores rurais que exercem atividades ligadas aos produtos e subprodutos da flora e fauna aquática, pessoas físicas que realizam o manejo de aves passeriformes silvestres nativas. 

Para realizar o cadastro e obter o certificado para realizar esses serviços, é necessário abrir um protocolo no Nucar, em funcionamento agora em Betim. 

Cidades atendidas

Além dos moradores de Betim, o atendimento no Nucar será direcionado também a população de outros 27 municípios. São eles: Esmeraldas, Ibirité, Crucilândia, Piedade dos Gerais, Bonfim, Rio Manso, Itatiaiuçu, Brumadinho, Sarzedo, Mário Campos, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Juatuba, Nova Lima, Rio Acima, Raposos, Caeté, Nova União, Sabará, Belo Horizonte, Contagem, Santa Luzia, Taquaraçu de Minas, Ribeirão das Neves, Vespasiano, Florestal, Mateus Leme e Bom Jesus do Amparo.

O novo Nucar, em Betim, fica localizado no Centro Administrativo (rua Pará de Minas, 640, no bairro Brasileia). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3512-3170.

O que achou deste artigo?
Fechar

Ambiente

Betim vai oferecer serviços do instituto de florestas
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter