Educação

Betim volta com 100% das aulas presenciais na segunda (25)

Funcionamento normal das escolas da rede pública municipal e particular foi estipulado em decreto publicado, nesta quinta (21), no 'Órgão Oficial'

Publicado em 21 de outubro de 2021 | 22:45

 
 
normal

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 em Betim – 554.108 doses já foram aplicadas, imunizando completamente 218.311 indivíduos, com duas doses ou dose única, a prefeitura decidiu permitir o funcionamento normal das escolas da rede pública municipal e particular. Assim, a partir da próxima segunda-feira (25), todas as escolas funcionarão com 100% da capacidade de alunos, em regime presencial, conforme o Decreto nº 42.999, publicado na última quinta-feira (21) no “Órgão Oficial do Município”. 

O texto atual altera o Decreto 42.803, de 19 de julho de 2021, que dispunha sobre o retorno das aulas na rede pública de ensino no regime de rodízio. De acordo com a nova redação, estão liberadas para voltar a funcionar 100% também as escolas particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior. Segundo o novo decreto, todas as instituições de ensino devem continuar a funcionar obedecendo às regras de biossegurança contra a Covid-19. 

O distanciamento previsto no novo texto é de 1 m entre as pessoas apenas na área externa das escolas. Dentro das salas de aula, não haverá essa exigência, já que será o mesmo grupo convivendo. A secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta, ressaltou, todavia, que “será necessário manter os cuidados de uso de máscara, higienização das mãos e aferição de temperatura e não compartilhamento de objetos”. 

“Estamos há sete dias sem mortes por Covid em Betim. A vacinação avança a cada dia, inclusive com a maioria dos estudantes de 12 a 17 anos que compareceram às unidades para tomarem a segunda dose, completamente imunizados. Além disso, são só oito moradores com Covid internados, o que demonstra que as medidas de proteção estão surtindo efeito”, disse Bruno Cypriano, procurador geral do município. 

A Prefeitura de Betim manterá a oferta do ensino pela plataforma Estuda Betim ou via retirada de material na escola para estudantes cujos pais e responsáveis optarem por não enviar o estudante para a escola. Lembrando que o retorno dos alunos, neste momento, é facultativo. 

“As famílias podem ter segurança. Criamos o Centro de Controle Pandêmico. Diante de qualquer sinal de possibilidade de estar contaminado, uma verdadeira ‘patrulha’ de profissionais tomará providências”, informou a secretária Marilene Pimenta.