Betinense é campeão pan-americano internacional de judô | O TEMPO Betim
 
Em Salvador

Betinense é campeão pan-americano internacional de judô

Atleta também foi vice campeão sul-americano no esporte

Publicado em 16 de maio de 2022 | 20:24

 
 
normal

No peito do betinense Alberto Santos Lucha, de 42 anos, não estão nem cabendo mais medalhas. Nesta semana, o lutador de judô voltou para a casa, no bairro Espírito Santo, trazendo para a cidade dois títulos. Mesmo com o ombro lesionado, o judoca foi campeão pan-americano internacional e vice-campeão sul-americano. As duas competições aconteceram em Salvador, na Bahia, entre os dias 11 e 15 de maio. Mais de 3.000 lutadores de vários países participaram dos eventos.

“Foi bastante importante para a minha carreira. Fui o único participante de Betim e, mesmo lesionado, consegui um bom resultado”, ressalta o lutador. Por estar machucado, Lucha ganhou peso e precisou lutar em uma categoria diferente da habitual. “Meus confrontos aconteceram na categoria para competidores com mais de 100 kg. A maioria dos lutadores pesava muito mais do que eu. Foi totalmente fora da minha zona de conforto, um desafio a mais”, conclui.

Para participar da competição, o faixa-preta contou com a colaboração dos seus alunos do Centro de Treinamento ASL Team, que organizaram uma vaquinha para ajudar nos custos. O campeão está entre os atletas mais bem-pontuados no ranking nacional de judocas da sua categoria. 

Lucha já está classificado e se prepara para o Campeonato Brasileiro de Judô no início de agosto, na cidade de Joinville, em Santa Catarina. O atleta também irá competir na Copa Betim de Judô e no Betim Open Internacional de jiu-jítsu.

Além de faixa-preta no judô, Lucha também é prajeid (graduação) preto e branco no muay thai , professor de boxe há 20 anos e ex-atleta de wrestling e MMA.