O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Saúde

Betinenses ganharão quarta nova UBS neste domingo (8)

Unidade, no bairro Cachoeira, possui três equipes de Saúde da Família e capacidade para atender 10.500 pacientes

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Conforto
Nova UBS Cachoeira, ampla e moderna, substituirá a unidade que funciona na região em um prédio alugado e precário
PUBLICADO EM 05/09/19 - 19h38

Os betinenses ganharão, neste domingo (8), mais uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro Cachoeira. O posto, amplo e moderno, é o quarto dos 23 que a Prefeitura de Betim prevê abrir até 2020, e faz parte de um projeto de reestruturação da rede de saúde, que visa oferecer mais estrutura para os profissionais e qualidade de atendimento aos usuários. Neste ano, já foram entregues à população as UBSs Vila Recreio, Parque do Cedro e Teresópolis. A inauguração do prédio está marcada para ocorrer as 10h30.

Localizada na avenida Amazonas, número 4.233, a UBS Cachoeira conta com 560 m² de área construída e recebeu R$ 1,2 milhão de investimentos 100% custeado por meio de contrapartida da iniciativa privada. A unidade tem três equipes do programa Saúde da Família e capacidade para receber 10.500 pacientes.

“A UBS Cachoeira tem acessibilidade e será referenciada para uma população maior, ajudando a aliviar o atendimento no Alcides Braz e oferecendo assistência para a população da região do bairro Pingo D’Água. É uma obra muito bem-feita que, tenho certeza, vai marcar uma nova fase da saúde naquela região”, afirmou o prefeito de Betim, Vittorio Medioli.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Guilherme Carvalho, o novo posto vai substituir o antigo prédio, que é alugado. “A unidade de saúde que existe hoje é muito precária. O imóvel é da década de 80 e todo feito de alvenaria, o que dificulta a realização de qualquer tipo de adequação sanitária. Agora, com essa nova unidade, vamos poder oferecer melhores condições de trabalho para os servidores e, assim, otimizar o atendimento à população”, salientou.

Estrutura

O prédio do posto de saúde é dividido em quatro eixos, conforme cada serviço prestado. O médico é composto por seis consultórios multifuncionais e dois ginecológicos, além de salas de cuidados básicos, de nebulização, para agentes de saúde e de reuniões.

Já o eixo odontológico conta com sala composta por quatro cadeiras odontológicas para atendimento clínico, escovário, máquina de raio X odontológico, sala de lavagem e desinfecção instrumental.

A parte externa possui salas de vacina, de curativos e de coleta, uma farmácia, além de abrigo de acesso à recepção. Já o eixo de apoio possui ambiente de limpeza, dois cômodos de resíduos, almoxarifado e rouparia, dois vestiários, copa e estacionamento com 11 vagas.

Reestruturação da saúde

Além da UBS Cachoeira, a prefeitura abriu, para melhorar a rede de atenção básica de Betim, só neste ano, três outros novos postos, no Vila Recreio, Parque do Cedro e Teresópolis. As obras de outras oito UBSs – no Trincheira, Universal, Caic (Capelinha), Laranjeiras, Nova Baden, Novo Amazonas, Paulo Camilo e Campos Elíseos – também estão em andamento.

O município prevê construir ainda, até 2020, outras 11 UBSs, no Sítio Poções, Nossa Senhora de Fátima, São Luiz, Vila Bemge, PTB, Cidade Verde, Vianópolis, Conjunto Celso Pedrosa, Bom Retiro, Colônia Santa Isabel e Alcides Brás.

Já o serviço de urgência ganhou, neste ano, a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte que, apesar de ter sido lançada em 2011, nunca havia funcionado. Ao mesmo tempo, está sendo construída a nova UPA Alterosas, que vai substituir o prédio atual na região. Já a obra do centro materno-infantil, que poderá fazer até 10 mil partos por ano, está a todo o vapor; e o Hospital Regional recebeu, desde 2017, uma série de reformas.
 

O que achou deste artigo?
Fechar

Saúde

Betinenses ganharão quarta nova UBS neste domingo (8)
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter