Ação

Bombeiros simulam acidente com carga perigosa em Betim

Objetivo é capacitar os agentes para que eles prestem atendimento com mais segurança e agilidade

Publicado em 08 de outubro de 2019 | 12:17

 
 
normal

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais realizou um simulado de acidente com produtos perigosos nesta terça-feira (8), em Betim, na região metropolitana. O objetivo foi capacitar os agentes que participaram de um curso de formação. A ação aconteceu no posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-381.

“O Corpo de Bombeiros concluiu o curso de capacitação de agentes com esse simulado de acidente com produtos perigosos. Foram 30 pessoas capacitadas que se tornarão especialistas em atendimento envolvendo esse tipo de carga. O objetivo é deixá-las mais capacitadas para atender com mais segurança e agilidade nessas situações”, explicou o capitão Cristiano Soares.

Ainda segundo ele, cerca de cem pessoas, envolvendo outros órgãos e entidades, participaram da ação. “A simulação de emergência tem a finalidade de levar os alunos a uma situação bem arriscada, envolvendo um caminhão-tanque com 60 mil litros de combustível, com vazamento e vítimas, e outro veículo com um produto tóxico em pó desconhecido. Com isso, foi possível trabalhar na prevenção a uma explosão e no salvamento das pessoas para que elas não fossem contaminadas”, concluiu.

A ação também faz parte do cumprimento da nova Lei Estadual 22.805, que estabelece medidas relativas no transporte de produtos ou resíduos perigosos no Estado. O Curso de Emergências com Produtos Perigosos (CPROP) teve duração de 30 dias e foi ministrado para 27 militares de Minas, um do Espírito Santo, um do Rio de Janeiro e um do Paraná.