Casos confirmados de varíola dos macacos em Betim sobem pra quatro | O TEMPO Betim
 
Monkeypox

Casos confirmados de varíola dos macacos em Betim sobem pra quatro

Puérpera de 26 anos é a primeira mulher em Minas infectada com a doença; outros três pacientes positivos são homens

Publicado em 19 de agosto de 2022 | 14:15

 
 
normal

Subiu para quatro o número de casos confirmados de varíola dos macacos, a monkeypox, em Betim, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta semana. Entre eles, está o primeiro registro de mulher infectada com a doença em Minas – uma puérpera de 26 anos, que mora no bairro Vila das Flores. 

A paciente apresentou os sintomas ainda gestante, no dia 4 de agosto. Na ocasião, ela buscou atendimento médico e reclamou de lesões na pele, mas disse que não teve contato com outras pessoas infectadas. “O parto dela foi realizado no último domingo (14), e a criança nasceu bem”, informa a Secretaria de Saúde. 

A paciente positiva para a monkeypox recebeu alta do Centro Materno-Infantil na segunda (15). “O quadro de saúde da mulher é leve e não requer internação hospitalar. A paciente foi orientada a permanecer em isolamento domiciliar, e a Secretaria Municipal de Saúde fará seu monitoramento por meio da equipe assistencial da Unidade Básica de Saúde de referência”, informa a pasta.

O bebê da mulher, que tem bom quadro de saúde e não apresenta sintomas da doença, continua internado no centro materno. A coleta de exame do recém-nascido foi feita e enviada para análise na Funed. O resultado não foi divulgado. 

Os contatos próximos à mulher também estão sendo acompanhados, conforme a secretaria. “Não há risco de contaminação dos outros pacientes do centro materno. A Secretaria de Saúde está empenhando todos os recursos necessários para garantir a segurança hospitalar”, declara. 

Os outros três casos confirmados com a varíola dos macacos são de homens. O primeiro paciente positivo em Betim foi divulgado no dia 3 de agosto: um morador da região do Imbiruçu. de 40 anos.
Já o terceiro e o quarto casos, assim como o da mulher, foram confirmados nesta semana: um homem de 39 anos, atendido em uma unidade de saúde da rede privada em BH, e outro homem, de 32 anos, morador da região Central. Ele está estável e sendo acompanhado em isolamento em casa pela unidade de referência. 

“O município está tomando diversas medidas pra previnir e conter a monkeypox. Entre as ações, estão o monitoramento da situação epidemiológica, a elaboração de notas técnicas para orientar as equipes assistenciais e a realização de reuniões periódicas para alinhar e conduzir o enfrentamento da doença. O município também está elaborando materiais para divulgar informações e orientar a população sobre como prevenir o contágio”, informa o secretário de Assistência à Saúde, Hilton Soares.

Balanço em Betim

Até sexta (19), 30 casos suspeitos foram registrados no município. Além dos quatro confirmados, 18 pacientes deram negativo para a doença, e oito estão em investigação.

Dados em Minas

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES-MG), até a última quarta (17), último dia da atualização do boletim, Minas Gerais registrava 130 casos confirmados de varíola dos macacos. Outras 494 notificações estão em investigação, e 234 casos foram descartados até o momento.