Centro Materno-Infantil de Betim é entregue e amplia capacidade de atendimento | O TEMPO Betim
 
Investimento

Centro Materno-Infantil de Betim é entregue e amplia capacidade de atendimento

Estrutura de 5.800 m² atenderá a uma demanda de mais de 5.000 partos por ano de toda a região e vai unificar os trabalhos de duas maternidades

Publicado em 29 de dezembro de 2021 | 12:39

 
 
normal

O Centro Materno-infantil (CMI) de Betim foi inaugurado nesta quarta-feira (29). O novo espaço vai unir os atendimentos as gestantes do município e da microrregião de saúde. 

O prédio estava pronto desde 2020, mas, por causa da pandemia, foi destinado inicialmente para ser instalado o Centro de Cuidados Intensivos (Cecovid 4), um dos maiores centros específicos de terapia intensiva do país específicos para tratamento de Covid, com capacidade para 170 leitos de UTI. No pico da pandemia, havia 130 leitos ativos. Agora, com a redução de casos e de internações por Covid, e avanço da vacinação, a estrutura passará a atender os serviços de maternidade. 

Com uma área construída de 5.800 m², o espaço é 65,7% maior que os dois serviços de maternidade em funcionamento hoje no município - a do Hospital Regional e a maternidade do Imbiruçu. Com isso, serão ampliados os leitos e o número de salas de atendimento. 

"Os atendimentos já começam nesta quinta. É um marco para Betim, pois é uma estrutura moderna, com equipamentos de última geração. Teremos capacidade para realizar mais de 5.000 partos por ano. Foi um projeto elaborado para resultar no melhor atendimento, mais humanizado. Toda a estrutura foi pensada para favorecer as boas práticas de assistência ao parto e ao nascimento. É uma grande conquista para ao município", declarou o secretário municipal de Saúde, Augusto Viana. 

A unidade contará com um centro de parto normal com cinco salas de pré e pós-parto equipadas com banheiras, que darão mais privacidade e conforto para as parturientes. Além da assistência às gestantes e parturientes, a unidade também concentrará o atendimento ao recém-nascido e às puérperas, incentivando o aleitamento materno e a participação da família no cuidado com o bebê.O centro realizará também atendimento e acolhimento de mulheres vítimas de violência sexual.

Segundo a prefeitura, as novas instalações contarão com equipamentos tecnológicos e modernização do mobiliário médico hospitalar, favorecendo as boas práticas de assistência ao parto e ao nascimento, reduzindo o risco de infecção hospitalar e melhorando a privacidade e a autonomia da mulher. A unidade também possui um heliponto que contribui para o atendimento também de pacientes que precisam do Hospital Regional, que fica ao lado da nova maternidade. 

"É um prédio moderno, que salvou muitas vidas na pandemia, com atendimento diferenciado. Inclusive, tivemos grávidas com Covid que tiveram crianças no Cecovid 4. Agora, podemos destinar ao centro materno para um atendimento acolhedor às mulheres e aos recém-nascidos. Ter um equipamento desse é um grande ganho para todas", disse a vice-prefeito Cleusa Lara, que representou o prefeito Vittorio Medioli na solenidade.

A técnica de enfermagem Amanda Moura Santos será uma das funcionárias do centro materno. "A expectativa é muito boa para essa nova etapa. Eu trabalhei aqui quando era o Cecovid 4, passamos por momentos difíceis, mas vencemos. Agora, nessa nova etapa, será muito bom. A estrutura é excelente e permitirá que a gente possa oferecer um atendimento acolhedor, humanizado e de referência", destacou. 

Áreas e Serviços do Centro Materno Infantil
- Leitos de Enfermaria de Alojamento Conjunto;
- Leitos de Enfermaria de Alojamento Conjunto Isolado;
- Leitos de Enfermaria de Alojamento para Gestantes de Alto Risco;
- Leitos de Enfermaria de Alojamento Materno;
- Leitos Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais Canguru;
- Leitos Unidade de Terapia Intensiva Neonatal;
- Leitos Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais Convencional;
- Leitos de CTI Pediátricos;
- Leitos de Pré-Parto de Indução;
- Leitos de Cuidados Especiais para Gestantes;
- Leitos de Recuperação Anestésica;
- Leitos do Centro de Parto Normal;
- Salas do Centro Obstétrico;
- Sala de Ultrassonografia Obstétrico;
- Salas de Decisão Clínica, Cardiotocografia e Observação;
- Salas de Acolhimento com Classificação de Risco;
- Sala de Vacina;
- Banco de Leite na Unidade;
- Serviço de Referência ao Recém-nascido de Alto Risco;
- Serviço de Urgência e Emergência Obstétrica com Entrada Exclusiva;
- Unidade Interligada de Registro Civil de Nascimento;
- Recepção Exclusiva;
- Unidade Climatizada;
- Área Exclusiva de Práticas Integrativas, de Convivência e Solário;
- Área Administrativa Exclusiva;
- Refeitório;
- Heliponto.