Eleições

Coligação 'Betim do Bem' terá maior tempo de propaganda eleitoral no rádio

Candidato Vittorio Medioli terá 5m14s de tempo em cada bloco diário; Junio Araújo aparece com 1m53s, e Maria do Carmo, com 1m27s

Publicado em 05 de outubro de 2020 | 19:00

 
 
normal

A Justiça Eleitoral de Betim, na região metropolitana, definiu, nesta segunda (5), a ordem da propaganda eleitoral dos candidatos do município. Na reunião, também foi divulgado o tempo que cada candidato à prefeitura terá durante a tramissão do horário eleitoral, que iniciará nesta sexta (9). O tempo de propaganda é calculado conforme a representatividade dos partidos na Câmara Federal.

Neste ano, a propaganda partidária gratuita no município será transmitida somente pelo rádio, já que nenhum partido fez o pedido no prazo ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) para que o horário eleitoral fosse transmitido pela televisão. 

Em Betim, apenas o representante da rádio Liberdade esteve presente na reunião convocada pela juíza Simone Torres Pedroso, da 319ª Zona Eleitoral, responsável por questões relacionadas à propaganda eleitoral. Além disso, quatro representantes dos cinco candidatos à prefeitura que têm direito ao horário eleitoral no rádio também estiveram presentes. 

Em relação aos dois blocos diários de dez minutos (são dois ao todo, um às 7h e outro às 12h), a coligação "Betim do Bem", que sustenta a candidatura à reeleição de Vittorio Medioli (PSD) e é formada por 16 partidos, terá o maior tempo: 5m14s em cada bloco.

Em seguida, com segundo maior tempo de propaganda, será o candidato Júnio Araújo, do Solidariedade. Sua coligação majoritária é formada por quatro legendas e soma 1m53s de propaganda em cada bloco diário.

Sem coligação, os candidatos Maria do Carmo Lara, do PT, ficou com 1m27s; Dr. Xaropinho, do MDB, terá 59 segundos; e Gabriela Clemente, do PSOL, com 25 segundos. 

Três candidatos a prefeito por Betim - Dr. Vinícius, da Rede, Zulu, do PCB, e Fernando Mendonça, do PRTB - não terão tempo no rádio porque seus partidos não atingiram a cláusula de desempenho nas eleições de 2018 e, assim, não tiveram acesso ao horário eleitoral gratuito, conforme determinação da legislação. 

Inserções
Além dos dois blocos diários no rádio, um às 7h e outro às 12h, os candidatos também terão direito a inserções durante a programação, que podem ser de 30 segundos ou de 1 minuto.

Vittorio soma 21m58s de inserções. Junio terá 7m57s; Maria do Carmo, 6m06s; Dr. Xaropinho, 4m09s; e Gabriela, 1m48s.
Do total de inserções, 60% do tempo é dedicado aos candidatos a prefeito, e 40%, a candidatos a vereadores. 

Durante a reunião com representantes dos partidos, a juíza eleitoral Simone Torres Pedroso foi enfática ao afirmar sobre a importância do horário eleitoral no processo democrático e que a Justiça Eleitoral vai atuar de maneira rigorosa contra quem descumprir a lei. 

"A propaganda é importante porque é uma oportunidade que o candidato tem para levar ao conhecimento do eleitor as suas propostas. A Justiça Eleitoral vai atuar de forma bastante rigorosa caso não se não cumpra com a legislação eleitoral. Propaganda é para divulgar propostas, não para atacar a honra de adversário e muito menos para divulgar fake news. A propaganda com veiculação de algo falso, além de ser considerada propaganda ilícita, é crime eleitoral e enseja direito de resposta. A Justiça vai atuar com rigor no combate à fake news e a propagandas que desvirtuem e ataquem a honra de algum candidato. O objetivo não é esse, mas, sim, aproximar o eleitor do candidato, para que a gente possa ter um processo transparente e democrático", afirmou a magistrada.