Na sala de espera, centenas de crianças e adolescentes, a maioria deles acompanhados de pais e familiares, esperam ansiosos pelo início da seletiva. Mãos tremulas e suadas, olhares atentos, quase que estáticos. Nervosismo, angústia e muita expectativa. Quem acompanha as modelos e os modelos brilhando nas passarelas, estampados em capas de revistas ou mesmo protagonizando comerciais milionários, não sabe o que esses aspirantes a Gisele Bündchen e a Jesus Luz tiveram que enfrentar até atingir o auge.
Nos bastidores de uma seletiva de novos talentos, promovida em Betim na semana passada pela agência Dilson Stein New Models – empresa encabeçada por Dilson Stein, empresário que já revelou fenômenos da moda, como Gisele Bündchen, Carol Trentini e Alessandra Ambrósio –, a reportagem de O Tempo Betim pôde sentir um pouco dessa experiência. Na seleção, ocorrida no Hotel Casablanca, na região Central da cidade, cerca de 400 meninos e meninas participaram do teste. Desses, apenas 116 foram selecionados para a próxima etapa.
De acordo com Luciano Macuglia, scouter e professor de modelos da agência, o evento foi uma oportunidade para jovens e familiares entenderem a profissão de modelo. “Os profissionais que se aventuram pelo mercado da moda iniciam suas carreiras ainda muito cedo. Devido a isso, ter o apoio dos pais e a orientação de uma empresa capacitada e de credibilidade contribui muito para o sucesso desses. Na Dilson Stein New Models não só o jovem será orientado, mas, os pais participam de todo o processo”, explicou.
A dona de casa Carla de Souza Rodrigues, mãe da adolescente Amanda de Souza Rodrigues, 16, que também participou da seleção em Betim, concorda com o caça-talentos. “Sempre incentivei minha filha a ser modelo, mas nunca participamos de uma seletiva, pois tinha medo que ela fosse em uma agência picareta. Por isso, procurei me informar bem para participar desta”, salientou.
Seleção
O caminho para se tornar modelo da Dilson Stein New Models funciona em quatro etapas. Na primeira delas, a Selection, que vem acontecendo neste mês em Minas Gerais, os jovens interessados se inscrevem gratuitamente e participam de uma triagem. Nessa fase, muitos são convidados pela agência para participar da seleção por meio das redes sociais.
Os potenciais talentos identificados pela equipe seguem para o Meeting, onde é realizada uma abordagem ampla sobre o mercado da moda e o que é a profissão modelo. Nestas duas primeiras etapas, não é realizado nenhum investimento financeiro por parte dos candidatos. Depois, para quem deseja prosseguir na carreira, precisará investir nas duas últimas etapas, que são Training e Weekend.