
Covid-19: Idosos entre 82 e 86 anos começam a ser imunizados em Betim
O município recebeu 3.250 doses dos imunizantes Coronavac e Oxford/ AstraZeneca, enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES)
Começou, nesta terça-feira (2), a ampliação da vacinação contra a Covid-19 em Betim, na região metropolitana de BH, agora para idosos que têm entre 82 e 86 anos. O município recebeu, nesta segunda (1°), 3.250 doses dos imunizantes Coronavac e Oxford/ AstraZeneca, enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
De acordo com a coordenadora de área da Atenção Básica de Betim, Milena Bastos, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade receberam as doses e estão vacinando essa nova faixa etária a partir desta terça, ampliando a cobertura no município. "A medida que conseguirmos vacinar mais gente, vamos diminuindo também a faixa etária do público-alvo e imunizando uma parcela maior da população. Precisamos terminar ainda a cobertura da vacinação dos profissionais da saúde que estão pendentes, mas aos poucos o governo do Estado distribui mais doses e vamos alinhando essa demanda", pontuou.
Na parte da manhã, cerca de 10 idosos compareceram à UBS do Duque de Caxias acompanhados por filhos e cuidadores e receberam a primeira dose da vacina.
Aqueles que apresentam maior dificuldade de locomoção foram vacinados no carro, no esquema de drive-trhu e, no período da tarde, os agentes de saúde que atuam na região já começarão a percorrer as residências para imunizar também os que estão acamados ou impossibilitados de sair de casa.
Emocionada, a dona de casa Cecília Pereira Pacheco, de 88 anos, que ainda não havia conseguido ir ao posto para se vacinar, agradeceu à equipe e lamentou as perdas em decorrência da doença. "Perdemos um vizinho, de 60 anos, há poucos dias. É muito triste, porque era para ele estar aqui com a gente, vencendo essa doença. Estamos todos cansados de tudo isso, mas Deus sabe o que faz e tenho fé que tudo ficará bem", afirmou.
Aos 81 anos, Francisca Pires também se emocionou ao receber a primeira dose do imunizante. "Tem um ano que meus filhos e netos que moram mais distante não me visitam. Um ano que não sei o que é ganhar um abraço caloroso. Que bom que chegou minha hora. Se Deus quiser tudo vai dar certo agora", desabafou.
O aposentado Cassimiro Alves Vieira, de 88 anos, também não havia ido à UBS para se vacinar, mas, nesta terça, acompanhado da filha, ele também recebeu a primeira dose da vacina. "Não consigo ficar quieto dentro de casa. Meus filhos até brigam comigo, mas eu preciso fazer compras, resolver minhas coisas. Vez ou outra vou na casa deles, mas passei esse isolamento mais com minha namorada mesmo, que me faz companhia no fim de semana. Agora estou me sentindo mais tranquilo por saber que é o primeiro passo para ficar protegido e, se Deus quiser, livre desse vírus", disse.
É preciso agendar
A expectativa da prefeitura é imunizar 100% dos idosos desta faixa etária, que são 2.366 pessoas, conforme o cadastro no sistema de saúde. A vacinação será feita somente com agendamento. Caso o idoso ou a família tenha alguma dúvida ou não tenha recebido o contato da unidade de saúde, é importante procurar a sua UBS, de preferência também por telefone.
Balanço
Conforme balanço parcial da Secretaria Municipal de Saúde, informado à reportagem nesta segunda (1º), foram aplicadas, até o momento, 14.293 doses contra a Covid-19 no município. "A atualização do número de doses aplicadas está sendo feita gradativamente à medida que as pessoas vacinadas são cadastradas no sistema informatizado. Dessa forma, pode haver uma diferença de informação entre as doses distribuídas e as aplicadas", informou em nota.
Profissionais da Saúde
Ainda segundo a secretaria, desse novo lote enviado pela SES-MG, 884 doses serão destinadas aos profissionais da área da Saúde que ainda não foram imunizados. "Haverá a continuidade da imunização dos trabalhadores da Saúde, que precisam preencher o cadastro, de acordo com os critérios de prioridades estabelecidos na deliberação da Secretaria de Estado de Saúde", completou Tânia.
Se você é profissional da Saúde e atua em Betim e ainda não foi vacinado, CLIQUE AQUI e acesso o formulário para cadastrar. A vacinação será realizada por agendamento, e o funcionário receberá a informação da marcação por email.
Com José Augusto Alves
---
Em tempos de desinformação e pandemia, o jornal O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Continue nos apoiando. Assine O TEMPO.

