Em respeito à pandemia, maioria dos partidos opta por convenções virtuais | O TEMPO Betim
 
Eleições

Em respeito à pandemia, maioria dos partidos opta por convenções virtuais

Pelo menos 16 legendas farão o ato por meio de plataformas digitais em Betim

Publicado em 27 de agosto de 2020 | 22:20

 
 
normal

Em respeito à pandemia, a maioria dos diretórios partidários em Betim decidiu fazer suas convenções – ato em que são confirmados os candidatos – de maneira virtual. A ação vem de encontro à sugestão do juiz-diretor do Foro Eleitoral de Betim, Lauro Sérgio Leal. Em entrevista a O Tempo Betim na semana passada, o magistrado pediu às legendas que evitassem atos que gerem aglomerações e coloquem as pessoas em risco de contágio da Covid-19. 

A reportagem conseguiu contato com alguns dirigentes partidários. Pelo menos 16 legendas optaram por realizar a convenção por meio virtual, usando as plataformas digitais. Quatro ainda não definiram o formato, e outros dois deverão fazer o ato presencialmente, mas afirmaram que adotarão as medidas de segurança. O prazo começará na segunda (31) e terminará no dia 16 de setembro. 

O PSD é um dos partidos que confirmará seus candidatos de maneira digital, no dia 15. “Estamos preocupados em garantir a saúde das pessoas nesse período de pandemia. Por isso, optamos pelas convenções virtuais, já que temos a segurança técnico-jurídica e a tecnologia necessárias para realizarmos esse ato”, disse o presidente da legenda, Marco Túlio Freitas. 

A convenção do PV será no dia 3, também virtual. “Além da questão da pandemia e de assegurar a segurança das pessoas, que são importantes, também é tempo do mundo e da cena política começarem com novos experimentos, principalmente, uma nova forma de fazer campanha. Essa proposta de fazer virtual é coerente com o momento e um pontapé para o futuro”, disse o presidente Osvander Valadão. 

O Democratas (DEM) também decidiu pelo meio digital. A convenção será no dia 12. “Decidimos fazer desta maneira para preservar a segurança dos filiados e também seguir a recomendação da Justiça Eleitoral. Queremos montar uma estrutura para aqueles que têm dificuldade com os meios digitais, seguindo os protocolos da Vigilância Sanitária”, disse Léo Contador, presidente da sigla.

Quem também fará pela plataformas online é o PCdoB. “Faremos no dia 14, de maneira virtual. Já estamos utilizando uma plataforma para fazer reuniões entre a direção e os pré-candidatos, e vamos manter isso na convenção”, disse o presidente do PCdoB, Tiago Santana. 

O PSL reservou o dia 15 para a escolha dos futuros candidatos e de maneira virtual. “Estamos adaptando para realizar o ato da maneira mais segura possível”, disse o presidente da legenda na cidade, Ronie Von Fonseca. 

Outras legendas também escolheram o meio remoto. O PL marcou para o dia 7. O PTB fará a convenção virtual no dia 8. O Cidadania fará a sua no dia 9. O PROS será no dia 10. No dia 11, será a vez do Patriota. O PSC também fará no dia 12. Já o PTC e Republicanos realizarão no dia 13. 
O PT fará a sua no dia 13, e o MDB, no dia 15.

Outras legendas
Até o momento, apenas dois partidos informaram que realizarão o ato presencialmente. A Rede Sustentabilidade marcou para o dia 3, de maneira presencial. Segundo a direção da sigla, haverá no máximo dez pessoas com direito a voto no local, e os demais filiados acompanharão o evento virtualmente. 

O Avante deverá fazer a convenção no dia 7, de maneira presencial. O estatuto permite que a convenção seja feita somente pela Diretoria da Comissão Provisória. 
PSOL, PP e PCB não informaram nem data nem o formato. O Solidariedade disse que a convenção está prevista para o dia 10, mas não definiu se o ato será virtual. O PSTU informou que não terá candidaturas este ano. 

Os demais partidos não foram encontrados pela reportagem.

'Eleição atípica'
Em entrevista ao Café com Política, da rádio Super 91.7 FM, na manhã de segunda-feira (24), o juiz eleitoral Lauro Sérgio Leal voltou a afirmou a importância de realizar atos que garantam a segurança das pessoas. “É preciso entender que essa é uma eleição atípica, e que, para prevenir a saúde de todos, é necessário ter conscientização e distanciamento”, disse. 

Em relação aos dias da votação, em novembro, também há preocupação. “A eleição é o ‘Dia D’ e nossa percepção é muito preocupante no que tange aos 14 dias pós-eleição. Então é necessário um trabalho para conscientizar a população para que todos exercitem o direito do voto, mas que retornem aos seus lares o mais breve possível para evitar a contaminação”, afirmou.