O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Preocupante

Em situação crítica, Hemominas pede doações

Sem conseguir abastecer hospitais de Betim e Contagem, cirurgias eletivas começaram a ser canceladas

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Alerta
Estoque no Hemominas Betim hoje está 80% abaixo do ideal
PUBLICADO EM 29/08/19 - 23h11
O estoque de sangue na Fundação Hemominas Betim atingiu um nível tão baixo que cirurgias programadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em hospitais de Betim e de Contagem, começaram a ser canceladas. Diante da incapacidade de abastecer essas unidades, a instituição faz um chamamento para que as pessoas que são fidelizadas ou não doem sangue.
 
Segundo a coordenadora da captação do Hemominas Betim, Maria de Fátima Martins, a situação é crítica e, se continuar, pode colocar a vida de pacientes em risco. “O estoque de Betim hoje está 80% abaixo do ideal. As cirurgias eletivas começaram a ser canceladas porque não temos como abastecer os hospitais. Até o grupo sanguíneo O positivo, que nunca falta, está com baixa no estoque. E para piorar, com esses surtos de sarampo no país, o número de doadores também caiu, porque quem está tomando a dose da vacina tríplice viral tem que ficar 30 dias sem doar”.
 
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que cada país tenha entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto que em alguns países da Europa, a taxa é de cerca de 7%.
 
Requisitos
 
Para ser um doador, é necessário ficar atento a alguns requisitos, como ter entre 16 e 69 anos, sendo que para fazer a doação com mais de 60 anos é preciso já ter feito o procedimento pelo menos uma vez antes dessa idade. Também preciso que a pessoa esteja com boa saúde, não esteja de jejum e pese mais de 50 quilos.
 
A Fundação Hemominas Betim fica na rua Salvador Gonçalves Diniz, 191, no bairro Jardim Brasília, atrás do Hospital Regional. 

O que achou deste artigo?
Fechar

Preocupante

Em situação crítica, Hemominas pede doações
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter