O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Orgulho

Estudantes de Betim são medalhistas em olimpíada em Taiwan

Nove estudantes do Colégio Santa Maria conquistaram 11 medalhas e foram convidados para evento em Londres

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Futuro
Segundo os estudantes, participar da competição os motivou a buscar novos desafios
PUBLICADO EM 22/08/19 - 20h14

Nove estudantes do ensino médio do Colégio Santa Maria, de Betim, brilharam na Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras, realizada em Taiwan, na Ásia, entre os dias 4 e 8 de agosto.

Além de conquistarem 11 medalhas, sendo três de prata e oito de bronze, eles ainda receberam três menções honrosas – uma espécie de quarto lugar – e foram convidados para participar de uma conferência sobre tecnologia e matemática que acontecerá, em 2020, em Londres.

“Foi uma experiência muito boa. Além de conhecermos o país, nós voltamos da olimpíada com outra visão de mundo. Participar da competição e ganhar nos motivou a buscar novos desafios e seguir estudando mais e mais”, afirmou o estudante Gabriel Mendes Fortunato, 17.

No Brasil, apenas 29 escolas participaram da competição e, em Minas Gerais, foram quatro instituições de ensino. Na olimpíada, os nove competidores tiveram que realizar provas de conhecimento científico e raciocínio lógico, além de apresentação cultural.

Apaixonado por matemática, Fortunato é filho de Valdete Aparecida Mendes Fortunato, professora de matemática no colégio e quem inscreveu os alunos para participarem da competição. “Não sei se é por causa disso, mas sempre fui um apaixonado por matemática e sempre me dei bem nessa matéria”, disse.

Primeiro, os estudantes do colégio participaram da etapa brasileira da Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras. Diante do bom desempenho, a instituição foi convidada para fazer parte da delegação brasileira para disputar a etapa mundial da competição. Nove alunos foram escolhidos para viajar.

“A matemática, assim como todas as outras matérias, tem algo que nos conquista e pode nos levar muito longe. Não é uma matéria difícil, mas que requer atenção e dedicação”, disse o estudante Marco Aurélio Santos Pereira, 18.

Os vitoriosos

Os escolhidos para viajar para a olimpíada foram Clara de Almeida Ribeiro, Eduardo Henrique Teixeira Mattos, Gabriel Mendes Fortunato, Lucas Henrique Barros Cabral Soares Silva, Marco Aurélio Santos Pereira e Tobias de Almeida Ribeiro, representando os alunos da terceira série do ensino médio do colégio. Já Júlia Valle Gonçalves Rodrigues, Larissa Mendes Fortunato e Miguel Antunes Henriques Silva representaram a segunda série do ensino médio.

A competição

A etapa brasileira da Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras é realizada desde 2010, e hoje conta com a participação de 29 países, e um total de 244.00 alunos.

O que achou deste artigo?
Fechar

Orgulho

Estudantes de Betim são medalhistas em olimpíada em Taiwan
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter