Ação

Fiscalização fecha 29 bares na região do Teresópolis no fim de semana

Estabelecimentos estão proibidos de funcionar em Betim, conforme decreto; força-tarefa também realizou blitze sanitárias na região

Publicado em 02 de junho de 2020 | 16:47

 
 
normal

A força-tarefa da fiscalização da Prefeitura de Betim, na região metropolitana, fechou 29 bares, no último fim de semana, que estavam abertos na região do Teresópolis. Esse tipo de estabelecimento está proibido de funcionar na cidade para evitar aglomerações, conforme decreto municipal Nº 42.097, de 27 de abril. A região é uma das que possuem mais notificações de pessoas com síndrome gripal e está sendo alvo de diversas ações do município.

“A fiscalização atuou no Teresópolis e fechou 29 bares que estavam descumprindo os decretos e que continuavam abertos, apesar da proibição. E a força-tarefa na região é fixa e continuará intensa”, declarou o procurador geral do município, Bruno Cypriano.

Além de verificação se havia bares funcionando e se o comércio estava seguindo as normas de segurança, também foram realizadas blitze sanitárias fim de semana, assim como a distribuição de máscaras. “Foram constatados muitos problemas na região do Teresópolis, como bares funcionamento e pessoas sem máscaras. Montamos a força-tarefa na região, intensificando as ações e a fiscalização, e a situação no Teresópolis melhorou na última semana. Prova disso é que estávamos recebendo cerca de 240 denúncias em média, e na semana passada, foram 70. A prefeitura faz barreiras sanitárias para orientar a população e já foram distribuídas 30 mil máscaras na região. A quantidade de pessoas que estavam sem máscara caiu nos últimos dias, e a fiscalização vai continuar”, disse.

Ainda segundo Cypriano, a região do Alterosas, que também foi alvo de distribuição de máscaras no último fim de semana, será outra cuja fiscalização será intensificada nessa semana.

Balanço

De acordo com a prefeitura, 9.172 estabelecimentos já foram fiscalizados em todo o município, sendo que 92 foram multados por descumprimento de normas. Outros 497 foram fechados. Multas pelo não uso de máscara somam 304.

Além disso, os templos religiosos também são fiscalizados. Para que possam abrir, esses espaços devem assinar um Termo de Ajustamento Municipal (TAM) concordando com as normas de segurança estabelecidas por decreto, como a disponibilidade de álcool em gel, distanciamento entre os fiéis e restrição de pessoas. Até agora, 468 igrejas já assinaram o termo.

Restaurantes também devem seguir regras de segurança e são obrigados a firmarem o TAM. Segundo a prefeitura, 187 estão aptos a funcionar. Eles só podem funcionar até as 21h e são proibidos de comercializarem bebidas alcóolicas.

Os donos de estabelecimentos estão sujeitos a pagar multa com valor a partir de R$ 1.000 para cada regra descumprida. 

Quem quiser denunciar o descumprimento de normas pode entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, pelos telefones (31) 3512-3453 e 3512-3315, além do email faleouvidoria@betim.mg.gov.br.