Arte de rua

Grafite colore e dá vida a muros cinzentos de Betim

Artistas pintaram com spray ‘telas’ na Via Expressa, em frente ao Mater Dei, e na avenida Edmeia Lazzarotti

Publicado em 09 de maio de 2019 | 17:00

 
 
normal

Ao andar pelas ruas de Betim, olhe para os lados. Você pode ter uma experiência diferente e agradável. Ao menos dois pontos da cidade ganharam mais vida e um colorido especial com o spray e o talento de dois renomados artistas plásticos integrantes do universo da street art (arte de rua).

Com cores vibrantes, o grafiteiro Davi de Melo Santos, o DMS, é responsável por transformar e dar um aspecto humanizado a 150 metros de muro que fica em frente ao Hospital Mater Dei, na Via Expressa. A bela obra de arte, toda projetada por ele, levou 12 dias para ser concluída, e contou com a ajuda de outros três grafiteiros: Helder Cavalcanti, Pedro Cortês e Leonardo Bicalho. 

“Quando recebi o convite para realizar essa pintura, pensei em fazer peças que se encaixassem. Para isso, usei trabalhos antigos meus relacionados ao corpo humano, mesclados com novos desenhos que criei relacionados ao atendimento na saúde, como o de um bebê nascendo nas mãos de um médico, uma ambulância e uma família do banco de imagens do hospital”, revelou o artista plástico. 

Davi começou a sua relação com o grafite, em 1997, ainda na adolescência. Um ano depois, pintou sua primeira tela em um muro da escola em que estudava, em BH. De lá para cá, o grafiteiro viajou o mundo para expor seus trabalhos, sendo aclamado em países como Inglaterra, Alemanha, Itália, Thailândia, Taiwan e Palestina.

“Nos meus desenhos, busco transmitir o universo interior que temos dentro de nós. A inspiração das obras parte da busca por explicações espirituais em prol do desenvolvimento humano, com valores como uma sociedade mais igualitária e solidária”, acrescentou.

A obra do grafiteiro Nilo Zack também não passa desapercebida. O artista belo-horizontino é conhecido por desenhar o rosto de um menino palhaço pintado. Em Betim, sua tela pode ser vista no muro de um viaduto localizado na avenida Edmeia Matos Lazzarotti, quase em frente à prefeitura. A execução da obra faz parte de uma parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Fui contratado para fazer o desenho para o projeto ‘Meio Ambiente Forte’, uma iniciativa que prevê, dentre outras ações, o plantio de mudas de árvores pela cidade”, disse. 

Formado em cinema de animação e artes digitais pela UFMG, o artista também cursou cinema em Portugal e já deu aula por dois anos no projeto social Árvore da Vida, no Jardim Teresópolis. “Comecei como pixador, fiz uma oficina socioeducativa, e me tornei um artista. Hoje, me dedico exclusivamente a fazer pinturas em painéis nas ruas”, contou.

Para a enfermeira Manuela Patrícia Oliveira, a arte tornou o ambiente mais humanizado. “Acho que iniciativas como essas deveriam ser adotadas por toda a cidade”, disse.