La Mínima

Grupo circense criado por Domingos Montagner chega a Betim

La Mínima, fundada também por Fernando Sampaio, encena peças Circo Charanga e Luna Park no teatro municipal

Publicado em 04 de agosto de 2022 | 22:12

 
 
normal

A dupla de palhaços Agenor (interpretado pelo ator Domingos Montagner) e Padoca ( encenado pelo ator Fernando Sampaio) se conheceu no Circo Escola Picadeiro, em São Paulo, no fim dos anos 80. A partir de então, eles criaram e levaram às ruas reprises, entradas e diversos números circenses sob a orientação do Mestre Roger Avanzi, o Palhaço Picolino. Até que, em 1997, a dupla fundou a La Mínima, grupo de circo e de arte do palhaço que é premiado nacional e internacionalmente.

Em 2016, no entanto, Domingos Montagner, morto após afogar-se no rio São Francisco, saiu de cena. Mas o ator deixou seu legado de talento na companhia circense La Mínima que, neste ano em que completa 25 anos de existência, totaliza 16 espetáculos lançados no Brasil – hoje o grupo é composto também pelos artistas Fernando Paz, Filipe Bregantim e Luciana Lima. 

“Por anos, Domingos e eu atuamos de forma clandestina, nas sobras das apresentações da Escola de Circo Picadeiro. Em 1997, montamos nosso primeiro espetáculo, que definiu o que seria o repertório da La Mínima até os dias atuais. A passagem de Domingos foi um golpe grande, mas continuamos firmes divulgando a nossa arte pelo país e pelo mundo”, diz Sampaio. 

Neste fim de semana, o público de Betim terá o privilégio de poder conferir de perto a alegria e a magia da arte desenvolvida pelo grupo, que se apresentará gratuitamente na área externa do teatro municipal. Nesta sexta (5), às 9h, a apresentação do Circo Charanga será exclusiva para os alunos da rede pública de ensino. No sábado (6), todos os cidadãos poderão prestigiar o espetáculo Luna Parke, às 10h. “Será um prazer retornar a Betim, cidade em que já nos apresentamos e temos uma lembrança ótima, de uma praça linda e lotada de pessoas” afirma.

As apresentações da La Mínima por Minas têm patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e contam com o apoio da Prefeitura de Betim. “É uma honra para a cidade participar da celebração de 25 anos da La Mínima e ofertar ao público da cidade espetáculos gratuitos, de muita qualidade e pra todas as idades”, conta o secretário de Arte e Cultura, Gê Rodrigues.