O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Exemplo

Hospital de Campanha em Betim vira exemplo para o governo federal

Segundo Alexandre Lucas, secretário Nacional de Defesa Civil, cidade foi mencionada como um exemplo por ter construído a estrutura da unidade, que tem 120 leitos, em apenas sete dias

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Hospital2.jpg
Objetivo da nova unidade é desafogar a rede de atenção básica de Betim e região
PUBLICADO EM 07/04/20 - 18h18

A abertura, em tempo recorde, pela Prefeitura de Betim, de um hospital de campanha totalmente equipado e com 120 leitos aptos a receber casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus foi motivo de elogio em reuniões do Centro de Coordenação de Operações do Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19, grupo sob responsabilidade da Casa Civil e criado pelo governo federal para coordenar as ações de enfrentamento da crise do coronavírus no país.

“Betim foi mencionada como exemplo em reunião de gestão operacional no centro que envolve todos os ministérios por ter construído a estrutura de um hospital de campanha em apenas sete dias. Erguer uma unidade como essa não é fácil. É uma ação que demanda recursos, um local apropriado e pessoas para operar esse hospital. Conseguir fazer tudo isso em sete dias é algo que precisa ser elogiado e socializado como boa prática, como foi feito em Brasília”, frisou Alexandre Lucas Alves, secretário nacional da Defesa Civil.

O prefeito Vittorio Medioli falou sobre o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade na guerra contra a Covid-19 e que se tornou modelo para o país. “Amigos que tenho em Brasília comentaram que o hospital de campanha foi citado como exemplo durante reunião em que estavam o presidente (Jair Bolsonaro) e os ministros. Fiquei muito grato por ter colocado a unidade de pé em poucos dias e a um custo zero para os cofres municipais, já que o hospital foi totalmente equipado por empresas parceiras”, afirmou. 

Montado em uma área de cerca de 2.000 m² no Fiat Clube, no Jardim Petrópolis, o Hospital de Campanha de Betim tem como principal objetivo ajudar a desafogar a rede de atenção básica da cidade e da região. Além dos 120 leitos já em funcionamento, caso seja necessário, outros 80 leitos poderão ser abertos posteriormente na unidade para tratar pacientes em recuperação.

Para atuar na unidade e também nos leitos abertos no Hospital Regional, foram contratados 80 profissionais das áreas de saúde e administrativa. O hospital já conta também medicamentos e a aparelhagem hospitalar necessária para atender os pacientes da Covid-19.

Apoio militar

Desde segunda (6), dois militares do Exército brasileiro atuam na unidade. “Eles estão nos ajudando a realizar a triagem dos pacientes e atuando na parte administrativa todos os dias da semana”, disse o secretário de Gestão da Saúde, Augusto Viana.

Pacientes

Na última quinta-feira (8), o Hospital de Campanha recebeu seus três primeiros pacientes oriundos de unidades do município. Segundo a prefeitura, eles estão com suspeita de Covid-19, mas com estado estável. 

Balanço

O último balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas, na quarta (8), aponta que subiram para 1.518 os casos suspeitos de notificados em Betim pelo novo coronavírus. Desses, 159 casos foram descartados, pois tiveram resultados negativos para o novo vírus. Já o número de casos confirmados continua sendo seis.

As duas primeiras confirmações são de um homem de 35 anos e de uma mulher de 26 que retornaram de viagem à Europa. O terceiro e o quarto casos são de um homem de 27 anos e outro de 29 com relato de viagem ao Rio de Janeiro.

O quinto paciente com confirmação é do sexo masculino, com 43 anos e que realizou exame em laboratório particular. Já a sexta confirmação é de uma mulher de 56 anos que fez exame também em rede particular.

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

Exemplo

Hospital de Campanha em Betim vira exemplo para o governo federal
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

Comentários (1)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter
Log View