O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Pandemia

Idoso de 68 anos de Betim morre em Contagem com a Covid-19

Vítima era morador do bairro Chácara e possuía comorbidades; cidade tem agora 35 mortes em decorrência da doença

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Exame covid
Resultados de exames estão ficando prontos mais rápido nos últimos dias
PUBLICADO EM 03/07/20 - 15h06

Um idoso de 68 anos que morava em Betim, na região metropolitana, mas que estava internado no Hospital Municipal de Contagem, também na Grande BH, depois de apresentar sintomas da Covid-19, faleceu, no último domingo (28), infectado pelo novo coronavírus. Apesar de o óbito ter ocorrido na cidade vizinha, foi registrado no município porque era onde o paciente residia. Com mais essa morte, a cidade contabiliza 35 casos de betinenses que foram vítimas fatais deste novo vírus.  Além do idosos, outros três betinenses também faleceram em outras cidades.

De acordo com o secretário adjunto de Assistência à Saúde de Betim, Hilton Soares, o idoso era morador do bairro Chácara e possuía doenças pré-existentes. “Ele começou a apresentar sintomas da Covid-19, no dia 17 de junho, e foi internado no hospital de Contagem, no dia 20. Ainda não sabemos dizer por que ele procurou atendimento na cidade vizinha”, disse Soares, acrescentando que uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde já está em contato com a família do idoso para prestar apoio e orientações.

Em balanço divulgado, nesta sexta-feira (3), pela Secretaria Municipal de Saúde, Betim soma 926 casos confirmados da Covid-19, com 452 pacientes recuperados e 430 em acompanhamento. Desde o início da pandemia, já são 11.816 casos notificados de síndrome gripal na cidade, sendo 5.091 casos descartados. 

Já taxa de ocupação de leitos clínicos registrada nesta sexta (3), no Hospital de Campanha, é de 24%, ou seja, com 28 leitos utilizados, sendo 27 por pacientes de Betim e um por um paciente de outra região. No Centro de Cuidados Intensivos (Cecovid-4), que fica no centro materno-infantil, a taxa de ocupação atinge 89% do total de leitos de CTI, com 58 pacientes internados, sendo 38 de Betim e 20 pacientes de fora da cidade. 

“Tudo indica que estamos caminhando para o pico da curva epidemiológica da doença na cidade, haja visto o aumento no número de casos da Covid-19 na região metropolitana nos últimos dias. Por isso, é ainda mais importante que, neste momento, a população continue com as medidas de isolamento social e não deixe de tomar as precauções de biossegurança quando precisar ir à rua, como usar máscara e manter o distanciamento de 2 metros entre as pessoas”, salientou Soares. 

Ações de enfrentamento

Desde o início da pandemia, a prefeitura vem realizando uma série de ações para coibir a proliferação da Covid-19, como determinar a obrigatoriedade do uso de máscaras, distribuir álcool a 70%, desinfectar as ruas com solução de água sanitária, realizar barreiras sanitárias, e fiscalizar o comércio que, para funcionar, precisa seguir regras rígidas de biossegurança. 

O município também está realizando, em parceria com a UFMG, uma pesquisa para mapear a circulação do vírus na cidade, e na quarta (1º), determinou o fechamento do comércio não essencial da cidade aos fins de semana, para evitar que pessoas de outras cidades da região metropolitana, que se encontram com os estabelecimentos sem funcionar, venham para Betim fazer compras.

Já na próxima semana, o município começará a aplicar testes rápidos para a Covid-19 em idosos sintomáticos que procurarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Serão oferecidas testagens para pessoas acima de 60 anos que apresentarem sintomas gripais leves. O teste rápido acusa se a pessoa já foi exposta ao vírus e verifica a produção de anticorpos no organismo.

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

Pandemia

Idoso de 68 anos de Betim morre em Contagem com a Covid-19
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter
Log View