Imunização

Idosos de 63 anos serão vacinados contra a Covid nesta sexta (23) em Betim

Pessoas desta faixa etária devem procurar sua UBS de referência com documentos pessoais, das 10h às 17h. Município já aplicou mais de 51 mil doses

Publicado em 22 de abril de 2021 | 20:21

 
 
normal

Idosos com 63 anos começam a ser vacinados nesta sexta-feira (23) em Betim. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as pessoas desta faixa etária devem procurar sua unidade básica de saúde (UBS) de referência com documentos pessoais, como a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. 

A imunização terá início a partir das 10h e vai até as 17h. A expectativa é que haja 3.692 pessoas desse grupo residentes no município.

“Nossas UBSs seguem preparadas para receber pessoas com 63 anos. É fundamental que haja adesão total da imunização contra a Covid-19, pois atravessamos um momento difícil da pandemia e todo cuidado pode fazer a diferença. Convocamos também os idosos das faixas etárias mais acima que estão agendados para tomarem a dose de reforço”, afirmou o Secretário Municipal da Saúde, Augusto Viana.

Balanço divulgado na quinta (22) pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que 51.023 doses da vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas na cidade. Do total que foi distribuído, há ainda 2.761 doses em processo de aplicação. 

Apesar das vacinas estarem chegando aos poucos, o município ampliou, esta semana, o público-alvo. Na terça (20), foram vacinados os idosos com 64 anos. A expectativa era vacinar mais de 3.500 pessoas desta faixa. 

O aposentado Horácio Borges, morador do bairro Espírito Santo, não ficou de fora e foi receber a vacina. “Eu estava ansioso para ser vacinado. Estou em casa, de quarentena, tomando todos os cuidados, e hoje chegou meu dia. Foi tudo muito bom, atendimento rápido e, agora, é aguardar para tomar a segunda dose”, contou.

Ele ainda deixa um recado para quem está receoso em ser imunizado. “Tem que tomar a vacina, sim. É muito importante. Tem gente que tinha medo até da vacina contra a gripe. Eu tomo ela há cinco anos e já estava ansioso para receber a da Covid”, disse. 

Além disso, está sendo a segunda dose da vacina nos idosos com idade entre 79 e 73 anos. “Graças a Deus, eu tomei a segunda dose. É uma alegria muito grande. Meus filhos ficavam mais de longe e, agora, estou mais tranquilo. Espero que todo mundo esteja vacinado o mais rápido possível”, disse o aposentado Lucas Gonçalves, de 74 anos. 

Já na quinta (22), foi iniciada a imunização para os agentes das forças de segurança. A expectativa era que 120 pessoas recebessem a primeira dose na quinta mesmo. A Prefeitura está organizando a vacinação dessa categoria por ordem decrescente de idade, de acordo com a listagem repassada por cada comando e com o cadastro realizado pelos trabalhadores em um link disponível no site da prefeitura. A imunização deste grupo está sendo realizada por meio de agendamento. 

Perfil
O secretário adjunto de Assistência à Saúde, Hilton Soares, disse o município tem executado o Plano Nacional de Imunização conforme as vacinas vão sendo enviadas. 

“As doses chegam e já são ofertadas para serem aplicadas. Abrimos algumas unidades no fim de semana e estamos sempre atualizando a logística. O que falta mais mesmo para avançar na imunização é mais vacina, pois as doses chegam aos poucos”, declarou. 

Ainda segundo o secretário, que também é médico, o perfil dos pacientes que chegam às unidades de saúde tem mudado nas últimas semanas. 

“A vacinação é muito importante. Estamos percebendo que os pacientes que necessitam de internação são pessoas mais jovens. Ou seja, as mais idosas estão procurando menos o atendimento. Não podemos comprovar que é resultado somente da vacinação, mas é uma mudança de perfil”, disse. 

Mesmo assim, Soares reforça que mais medidas de prevenção não podem ser deixadas de lado. “De maneira alguma devemos baixar a guarda da prevenção. Há novas cepas circulando, e a situação da pandemia ainda requer muitos cuidados”, acrescentou o secretário.