Idosos de 87 a 89 anos começam a ser vacinados contra a Covid em Betim | O TEMPO Betim
 
Combate da pandemia

Idosos de 87 a 89 anos começam a ser vacinados contra a Covid em Betim

Município estima imunizar cerca de 890 moradores da cidade. Profissionais das UBSs vão fazer a aplicação das doses em domicílio

Publicado em 23 de fevereiro de 2021 | 18:02

 
 
normal

Idosos que têm 87, 88 e 89 anos e que moram em Betim, na região metropolitana, começarão a ser vacinados contra a Covid-19, a partir desta quarta-feira (24).  Os profissionais das unidades básicas de saúde (UBSs) irão até a casa dos moradores desta faixa etária. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, para vacinar os idosos de 87 a 89 anos, o município utilizará cerca de 870 doses. A estimativa é que haja 890 pessoas desta faixa etária residente na cidade. 

"Assim como foi na vacinação das pessoas com mais de 90 anos, a imunização para quem tem entre 87 e 89 anos será feita em domicílio, pelos profissionais das UBSs de referência, conforme o cadastro desses idosos no sistema de saúde. Por isso, pedimos que os moradores aguardem o contato dos profissinais das unidades de saúde", ressaltou a diretora operacional da Saúde, Tânia Resende. 

Caso algum idoso não tenha se cadastrado ou tenha dúvida, ele pode procurar a UBS de referência de seu bairro. A Secretaria Municipal de Saúde ainda informou que "está tomando como referência os cadastros do Cartão SUS e do Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saúde (SIGSS), utilizado na Atenção Básica à Saúde, para levantar o número de pessoas que serão vacinadas".

Os agentes comunitários de saúde vão acompanhar os profissionais que farão a vacinação, e todos estarão devidamente identificados com crachá e adotando as medidas de biossegurança contra a Covid-19. 

O município aguarda o envio de mais doses para atender aos demais grupos prioritários. 

Outros grupos
Na semana passada, Betim iniciou a imunização a idosos com 90 anos ou mais. A estimativa é de vacinar cerca de 1.240 pessoas. Também já foram imunizados profissionais da linha de frente dos dois Cecovids e do Samu, além de cerca de 30% de profissionais de outras unidades de saúde das redes públicas e privadas. 

Os trabalhadores da saúde que ainda não foram vacinados podem fazer um cadastro NESTE LINK para serem imunizados, conforme critérios e ordem estabelecidos na Deliberação CIB-SUS/ MG nº 3.319, de 9 de fevereiro deste ano, publicada no Diário Oficial de Minas Gerais.

A vacinação será feita na sede do Serviço de Atendimento anexo ao Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest). A data e a hora serão informados ao trabalhador por email.