O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Aplicação

Imposto de renda pode ser destinado a projetos sociais

Até 3% do valor devido pode ser repassado ao Fundo para Criança e Adolescência (FIA)

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
FIA
Evento esclareceu sobre como é feita a destinação ao FIA
PUBLICADO EM 05/03/20 - 21h17

Contribuir com projetos sociais que atendam à criança e ao adolescente. A pessoa física que paga imposto de renda (IR) pode destinar parte do valor do imposto devido para as entidades contempladas pelo Fundo para Criança e Adolescência (FIA).
Conforme a legislação, durante o prazo para que o contribuinte envie a declaração à Receita Federal – ou seja, até 30 de abril –, ele pode destinar até 3% do imposto devido para projetos sociais.

A destinação de parte do IR ao FIA é uma importante fonte de recursos para que os trabalhos sejam realizados em prol desse público. Em 2019, conforme o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), foram contemplados 41 projetos na cidade, e a destinação chegou a R$ 896,7 mil (feito por pessoas físicas e jurídicas, além de multas trabalhistas).

“Os recursos do FIA são mantidos aplicados em conta específica, movimentada unicamente sob a autorização da plenária do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente que é o gestor e único competente para deliberar sobre sua utilização. E quanto mais pessoas destinarem recursos ao fundo, mais projetos sociais poderão ser contemplados”, explicou a presidente do CMDCA de Betim, Junia Marise Sousa.

Sensibilização
O presidente da Associação dos Contadores de Betim e região, Gabriel Torga, explicou que o contribuinte não tem gasto extra para ajudar o FIA. “Não é uma doação, é uma destinação daquilo que a pessoa já terá que pagar ao governo. Ou seja, não há gasto algum a mais para o contribuinte. E é muito fácil ajudar”, disse.

Para buscar ampliar as doações, foi realizado nessa quinta (5) um evento voltado aos contadores e à população em geral sobre como realizar a destinação de parte do imposto de renda para o FIA.
“O objetivo foi conscientizar o contador a promover a destinação de recursos ao fundo, a abraçar essa causa e convidar as pessoas a fazerem parte dessa corrente”, completou Torga.

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

Aplicação

Imposto de renda pode ser destinado a projetos sociais
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter
Log View