Instituto Doxa confirma vantagem de Vittorio Medioli | O TEMPO Betim
 
Pesquisa

Instituto Doxa confirma vantagem de Vittorio Medioli

Candidato do PHS tem 50% das intenções (67% dos votos válidos)

Por Vittorio Medioli

Publicado em 29 de setembro de 2016 | 21:44

 
 
Vittorio Medioli
Colunista de Opinião
Colunista de Opinião
Vittorio Medioli Vittorio Medioli
aspas
normal

Pesquisa realizada pelo Instituto Doxa, a pedido do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg), aponta que o empresário Vittorio Medioli (PHS) lidera a corrida para a Prefeitura de Betim. De acordo com o levantamento, se a eleição fosse hoje, ele venceria no primeiro turno.

No levantamento realizado entre 26 e 27 de setembro, Medioli alcança 50,2% das intenções de voto na pesquisa estimulada (cerca de 67% dos votos válidos), contra 24,5% de todos os outros dez candidatos somados.

Ivair Nogueira (PMDB) ocupa o segundo lugar, com 9,2% das intenções de voto, seguido de perto por Welinton Sapão (PPS), que obteve 8,5% no levantamento.

Completam a lista: Beto do Depósito (PSDC), com 2,5% das intenções de voto; Eutair Santos (PT), com 2,2%; Erasmo da Academia (PSC) e Wenceslau Moura (PSB) alcançam, cada um, 0,7%. Zulu (PCB) é citado por 0,5% dos entrevistados, enquanto Dorinha (PSTU) tem 0,2%. Wilson de Sousa (PSOL) e Fernando Mendonça (PSL) não pontuaram nesta pesquisa.

Eleitores que não pretendem votar em nenhum candidato, que apontam o voto em branco ou nulo, são 10,8% na pesquisa. Os que não sabem ou não responderam são 14,7%.

Na pesquisa espontânea, (quando os nomes não são apresentados), Vittorio lidera com 43,7% da preferência do eleitorado. O segundo lugar é ocupado por Sapão, que possui 7,7% das citações. Ivair vem em terceiro, com 6,2%. Beto do Depósito alcança 2%, seguido de perto por Eutair, com 1,8%. Erasmo é citado por 1% dos entrevistados. Os demais não alcançaram sequer 1% na modalidade. Os que não pretendem votar em nenhum candidato, apontam o voto em branco ou nulo são 10,2% e, os que não sabem ou não responderam são 27,5%.

Dados
A pesquisa do Instituto Doxa, contratada pela Ciemg, foi realizada nos dias 26 e 27 de setembro, com 600 eleitores. A margem de erro é de 4,08 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro no TRE é o MG-04583/2016.