Lojistas prometem ofertas de até 80% em campanha | O TEMPO Betim
 
Semana do Brasil

Lojistas prometem ofertas de até 80% em campanha

Em Betim, dezenas de lojas vão participar da ação, que é pouco conhecida

Publicado em 05 de setembro de 2019 | 20:48

 
 
normal

Mais de 4.600 empresas e entidades vão participar da Semana do Brasil, iniciativa do governo federal que propõe dez dias de descontos e promoções no comércio e no setor de serviços do país.

Em Betim, dezenas de lojistas também aderiram à campanha, que começa nesta sexta-feira (6), quando algumas lojas vão funcionar em horário diferenciado, e vai até 15 de setembro, de forma a incluir o Dia da Independência. Além de incrementar as vendas e aquecer a economia, o projeto de uma “Black Friday brasileira” visa incentivar, segundo a União, o patriotismo.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Betim, José Barboza, a iniciativa do governo vai ao encontro da expectativa do setor empresarial, que está otimista com os recursos que serão injetados na economia, a partir deste mês, com o início dos saques do FGTS. “A campanha ajudará a aquecer o comércio, oferecendo produtos ao consumidor com preços especiais. Acredito que essa campanha veio para ficar”, disse.

Gigantes do varejo anteciparam a campanha e já anunciam saldões na internet. A Casas Bahia promete descontos de até 80% nas vendas online para todas as categorias de produtos e de até 70% nas lojas físicas. O Pontofrio também anuncia itens até 70% mais baratos. As ofertas são válidas até o próximo domingo. Já na Ricardo Eletro, com a mesma margem de desconto nos preços, a expectativa de crescimento é de 35%.

Lojistas da região Central da cidade também decidiram participar e esperam aquecer as vendas durante a campanha. É o caso do comerciante Nílcio Amaral Júnior, proprietário da Microboot Informática, que prevê aumento de 30% nas vendas. “Campanhas para fomentar o comércio são sempre bem-vindas, sobretudo em meses em que não há nenhuma data comemorativa para o setor. Mas, como é o primeiro ano da ação, muitas pessoas ainda não estão sabendo. Acredito que isso ocorreu porque a divulgação foi pouca”, disse.

Os malls de Betim também aderiram à iniciativa. No Partage Shopping, cerca de 60 lojistas estão inscritos na campanha. Já no Monte Carmo, somente seis lojas confirmaram a participação.

Otimismo

O economista-chefe da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), Guilherme Almeida, destaca o apelo comercial como positivo para setembro, que geralmente é “morno” e de desempenho fraco em vendas. Mas ressalta que, por ser uma novidade, a data não é do conhecimento de todos. “A popularidade ainda é curta, mas pode gerar um ânimo na economia”, pontuou.