Em Betim

Menino Gabriel se recupera e faz planos para o futuro

Garoto ferido por linha chilena conta como foram os primeiros dias em casa; ele pretende abraçar a causa contra o uso do cerol

Publicado em 01 de agosto de 2019 | 22:25

 
 
normal

Cinco dias depois de receber alta do hospital, o menino Gabriel Lucas Alves do Nascimento, de 15 anos, retoma, aos poucos, a rotina em casa, ao lado da família. Ele teve parte da perna esquerda amputada após sofrer um grave acidente com linha chilena, no último dia 20, em Betim, quando voltava do treino na escolinha de futebol. Interrompendo uma partida do seu esporte preferido no videogame, o garoto recebeu a equipe do jorna O Tempo Betim na tarde da última quinta-feira (1º) e contou como estão sendo os primeiros dias diante da nova realidade. 

Para ele, o movimento na casa sempre cheia está um pouco cansativo, mas, ao mesmo tempo, tem sido importante. “Fico um pouco cansado, mas esse apoio das pessoas tem me dado muita força”, afirmou Gabriel.

Quanto as diferenças em seu dia a dia nesta primeira semana, o menino surpreende e diz que pouca coisa mudou. “O que mais incomoda é que, às vezes, sinto a perna coçar e ainda preciso de ajuda para ir ao banheiro e tomar banho, por exemplo”, revelou.

Quanto aos planos para o futuro, Gabriel, que sempre sonhou em ser jogador de futebol profissional, diz que pretende, assim que tirar os pontos e for liberado pelos médicos, voltar para a escola e já está avaliando a possibilidade de se envolver nos esportes paralímpicos. “Não desisto do futebol, ainda quero jogar muito, mas também gosto da ideia da corrida”, contou.

Lição
Como muitos adolescentes, soltar pipa na rua sempre foi uma das brincadeiras favoritas de Gabriel. E, segundo ele, assim que puder, pretende voltar a praticar. “Não vou deixar de soltar pipa, mas sempre com linha branca, claro. Vou abraçar a causa da conscientização quanto ao não uso do cerol e da linha chilena, que são armas letais. Assim como aconteceu comigo isso pode acontecer com qualquer outra pessoa”, pontuou.

Apoio
O caso de Gabriel comoveu não só os betinenses, como o país inteiro. Dentre as diversas visitas ilustres e mensagens de apoio que recebeu de jogadores de futebol e de outras personalidades, ainda internado no CTI do Hospital Regional, o menino foi visitado prefeito de Betim, Vittorio Medioli. “O mínimo que podemos fazer é garantir a ele uma prótese de primeira qualidade, até importada se for o caso, para que ele possa voltar a andar. Cuidaremos para que não tenha prejuízo estético e volte a andar, correr e praticar esporte, mesmo que seja paralímpico. Vamos dar toda a assistência necessária. A vida continua. Sempre fica um trauma, mas Deus é maior”, disse Medioli.

Proposta de time de futebol é aceita
Na segunda-feira (29), a delegação da Associação Mineira de Desenvolvimento Humano (AMDH) de Betim, que agora se tornou o time profissional Betim Futebol, também visitou Gabriel. Além de presentear o garoto com uma camisa e um boné do clube, os representantes do time convidaram o menino para trabalhar com a equipe após sua recuperação e também se disponibilizaram a ajudar com fisioterapia e suporte psicológico. “Fiquei muito feliz com o convite. Ainda não sei qual será a função ao certo, mas provavelmente será no setor administrativo e eu já aceitei a proposta”, afirmou Gabriel.