Fake News

Mensagem sobre suspensão de aposentadoria de idosos que saírem na rua é falsa

Governo recomendou que os brasileiros evitem sair de casa, principalmente os idosos, devido a pandemia do coronavírus, mas ainda não foi decretada obrigatoriedade do isolamento social

Publicado em 20 de março de 2020 | 14:25

 
 
normal

Na manhã desta sexta-feira (20), começou a circular nas redes sociais e nos grupos de whatsapp uma mensagem de uma suposta Medida Provisória do dia 18 de março, com o selo do Governo Federal, Previdência Social e Disque Saúde, que afirma que as pessoas com mais de 60 anos que estiverem na rua terão a aposentadoria cancelada.

A mensagem também diz que os filhos, maiores de 18 anos, poderão ser responsabilizados com multa de R$ 1.045.

A equipe de reportagem apurou e confirmou que a montagem é falsa e se trata de mais uma fake news. A medida provisória de número 922 é do dia 28 de fevereiro e é referente a alteração da Lei nº 8.745, que fala autoriza descontos em folha de de pagamento.

Já a medida provisória nº 925, do dia 18 de março de 2020, não se refere a idosos serem proibidos de saírem na rua. "Dispõe sobre medidas emergenciais para a ação civil brasileira em razão da pandemia da Covid-19" e não há nenhum parágrafo prevendo a proibição.

Embora o governo tenha recomendado que os brasileiros evitem sair de casa, principalmente os idosos - na tentativa de conter a pandemia do coronavírus - ainda não foi decretada obrigatoriedade do isolamento social.